Conheça mais sobre as tradições trazidas pelos imigrantes alemães

Conheça mais sobre as tradições trazidas pelos imigrantes alemães

Com mais de 192 anos de presença alemã no sul do Brasil, os imigrantes alemães contribuíram com diversos elementos culturais para a região. Hoje, pessoas de todo o país visitam a região para conhecer de perto essa herança cultural que engloba costumes, música, arquitetura, decoração e festividades.

 

Você conhece esse legado tão importante deixado pelos imigrantes alemães? Confira aqui algumas tradições!

As histórias dos Irmãos Grimm

Quem nunca ouviu a história da Cinderela, da Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho ou da Princesa e o Sapo? As histórias que fizeram parte da nossa infância e se transformaram em desenhos, filmes e livros, se popularizando pelos quatro cantos do mundo, tiveram origem na Alemanha com os escritores Jacob e Wilhelm Grimm. Conhecidos como os Irmãos Grimm, eles foram os criadores e também coletores de contos e fábulas locais. E com a imigração dos alemães pelo mundo, inclusive para o Brasil, tivemos acesso a essa incrível bagagem cultural e literária dos dois autores.

Cinderela Com Jaq E Tatá  Branca De Neve Com Passarinho

A popular Oktoberfest

Originalmente celebrada em Munique, a Oktoberfest é um dos legados mais fortes da presença germânica no sul do país. E engana-se quem pensa que o festival é apenas sobre cerveja. Gastronomia e música andam lado a lado nas comemorações que ocorrem em Blumenau (SC), Igrejinha (RS) e Londrina (PR) entre outras cidades da região. Uma festa que comemora a cultura do povo alemão e oferece um clima acolhedor para toda a família. Quem já participou do evento não pensa duas vezes e garante: é a melhor festa do mundo!

 

 

Técnica de Pintura Bauer

Além das celebrações e dos contos, os imigrantes alemães nos trouxeram outra grande tradição germânica: a pintura alemã Bauernmalerei (ou apenas Bauer). A técnica de pintura camponesa foi inventada pelos agricultores que buscavam dar cor aos seu móveis velhos, renovando-os com detalhes decorativos. Ela é usada em madeiras, aplicando a pintura com o uso de um estêncil, por meio do qual se faz o desenho.

 

Algodão que imita neve

Que o Natal é celebrado durante o inverno europeu no hemisfério norte, isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Os alemães estão acostumados com o ápice das baixas temperaturas e, claro, com a presença da neve. Mas, com a imigração para o Brasil isso mudou. E para dar um toque na celebração dessa data especial, eles improvisaram no principal símbolo natalino: a árvore de Natal, colocando algodão nos pinheiros para imitar a neve.

 

Imigrantes alemães e a polonese

Não podemos falar de celebração, festas e diversão sem citar a polonese que está presente em eventos como a Oktoberfest, por exemplo. Nas cidades do sul onde houve um grande fluxo de imigrantes alemães a dança foi incorporada aos costumes locais e preservada até hoje. Relativamente lenta, a polonese costuma abrir bailes. É comum ser tocada uma valsa para sinalizar o início da festa.

Banner em Conheça mais sobre as tradições trazidas pelos imigrantes alemães

Gostou da nossa lista de tradições trazidas pelos imigrantes alemães? Com a influência alemã no sul do país, a mistura de culturas resultou em um legado que engloba culinária, música, pintura, eventos e muito mais. Você conhece outras vertentes dessa herança? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre aos amigos o que você aprecia!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress