Floresta Negra: lendas e tradições no coração da Alemanha

A Floresta Negra na Alemanha

Alguns lugares do mundo são marcados pela sua história e suas tradições. Devido ao seu misticismo, muitos deles se tornaram cantos praticamente sagrados, tanto para os moradores locais quanto para os turistas que os visitam.

Esse é o caso da Floresta Negra (Schwarzwald, em alemão), que fica ao sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. Você sabe qual é a história por trás dessa curiosa região?

Reunimos aqui 3 das mais populares curiosidades que ressaltam a diversidade cultural e de costumes da Floresta Negra. Acompanhe!

1. Irmãos Grimm

Em um primeiro momento, você pode até não lembrar quem são os irmãos Grimm. Mas basta falar dos famosos contos de fada da Chapeuzinho Vermelho, de João e Maria, da Cinderela, da Rapunzel, da Branca de Neve e de muitos outros que você logo se recordará.

Branca De Neve Com Seu Príncipe

Clique na imagem acima e confira mais detalhes do produto!

Os famosos escritores alemães se inspiraram no clima enigmático e místico da Floresta Negra para usá-la como cenário de muitas de suas histórias.

Não é à toa que os enredos fantasiosos ganharam o imaginário do povo alemão e, séculos depois, foram transformados em desenhos que acompanharam a infância de pessoas ao redor do mundo pela Disney.

Clique no banner abaixo e conheça toda a nossa coleção de figuras decorativas da Disney do artista Jim Shore!

Banner Decoração da Disney

 

2. Bolo Floresta Negra

O bolo Floresta Negra é encontrado no sudoeste da Alemanha em qualquer tradicional fazenda. Assim como os contos dos Irmãos Grimm, essa sobremesa ganhou fama internacional e diferentes versões para a sua origem.

A mais famosa, por exemplo, diz que foram os tradicionais trajes das camponesas que serviram como inspiração para os ingredientes. O chocolate faz menção aos vestidos pretos, o creme às blusas brancas e as cerejas aos bollenhut — um tipo de chapéu com bolas vermelhas.

Além disso, o doce alemão era originalmente regado por uma aguardente de cereja, uma bebida comum aos lenhadores locais. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo?

A história dos Relógios Cucos no Brasil

3. Relógio cuco

Mas as tradições da Floresta Negra não se resumem apenas a doces e contos de fadas: o relógio cuco, um dos mais conhecidos no mundo, também está ligado às lendas locais.

Duas dessas histórias se destacam: na primeira, a origem do modelo surgiu depois de um encontro entre dois vendedores de Furtwangen, cidade próxima à floresta. Já na outra, um artesão, Franz Anton Ketterer, construiu um relógio de madeira com um pássaro em movimento.

Não é pra menos que justamente nessa região se encontra o Museu dos Relógios (Deutsches Uhrenmuseum), que ajuda a passar a preciosa história local de geração a geração.

Dica: Leia também: Relógios Cuco Originais

Nele você encontra toda a tradição de mais de um século de fabricação de relógios (com um destaque especial aos cucos) em um acervo rico em peças exclusivas. Ao todo, são mais de 8 mil marcadores que te levam para uma verdadeira viagem no tempo.

A Floresta Negra é, sem dúvidas, uma das regiões mais especiais da Alemanha e o coração verde desse país tão plural. Por isso, vale a pena conhecer cada vez mais sobre esse lugar inigualável e todas suas tradições e costumes!

E você, gostou de saber mais sobre a região da Floresta Negra? Então deixe seu comentário e conte pra gente quais lendas locais você gostaria de ver aqui no blog!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress