Você sabe quem foram os irmãos Grimm?

Você sabe quem foram os irmãos Grimm?

Você pode até não saber, mas grande parte dos contos de fadas que você leu ou conta (ou contava) para seus filhos é de responsabilidade de dois alemães: os irmãos Grimm. Suas histórias foram escritas há mais de 200 anos, mas até hoje encantam multidões pelo mundo.

Neste texto você poderá conhecer um pouco mais da história da vida da dupla e dos contos mais famosos escritos por eles! Confira.

 

Quem foram os irmãos Grimm

Nascidos em Hanau, na Alemanha, no século XVIII, Jacob Grimm (1785 – 1863) e Wilhelm Grimm (1786 – 1859) formaram-se em Direito, mas iniciaram suas carreiras de escritores estudando o folclore alemão e a linguagem popular daquela época.

Por muitos anos os Grimm dedicaram-se aos estudos da gramática do país natal. Essa atitude foi de extrema importância para a língua alemã: foram eles que, sem quaisquer estudos especializados, criaram o Dicionário Definitivo da Língua Alemã. Os irmãos morreram antes de finalizar o projeto, mas esse detalhe não tira a importância do feito.

Banner em Você sabe quem foram os irmãos Grimm?

Em paralelo à linguagem germânica, os Grimm se dedicaram com a mesma persistência e curiosidade aos estudos de mitologia e folclore. A dupla ouvia com atenção a todas as versões de histórias contadas por carvoeiros e lenhadores em suas choupanas, e as reproduziam sem inserir qualquer fato novo.

A partir de então, começaram a perceber relações entre as crenças populares e os sacrifícios oferecidos aos deuses antigamente, dando abertura à imaginação fértil cultivada pelas histórias contadas.

A confecção das histórias

Os irmãos escreviam os relatos dos camponeses fielmente. A mulher de Wilhelm, Dortchen Wild, colaborou com 12 histórias, que trouxeram à tona o famoso personagem Rumpelstiltskin, do conto “O Anão Saltador”. No entanto, a grande colaboradora dos irmãos foi a camponesa idosa Dorotea Viehmman, que ofereceu a eles aproximadamente 200 histórias.

 

O primeiro trabalho dos Grimm foi publicado em 1812 e levou o nome de “História das Crianças e do Lar”, com 51 contos. Em 1815 foi lançado o segundo volume do livro, considerado o grande sucesso de Jacob e Wilhelm.

Aos poucos, as histórias foram se popularizando no mundo todo, ganhando inúmeras edições traduzidas em diversas línguas. Entre os grandes feitos dos irmãos destaca-se também a influência que exerceram em outros estudiosos, que passaram a realizar as mesmas pesquisas em seus países.

Os contos mais famosos

Inúmeras histórias escritas pelos irmãos Grimm foram transformadas em desenhos animados pela Walt Disney Studios e se transformaram em verdadeiros clássicos da infância. Certamente você conhece a Branca de Neve, A Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, Rapunzel, e muitos outros contos de autoria dos alemães. Dá pra acreditar que essa dupla foi responsável por tantas lembranças? A Kukos trabalha com peças de alguns personagens da Disney, desenvolvidas pelo artista Jim Shore, responsável por eternizar em imagens toda a magia que os irmãos Grimm nos deixaram com suas histórias!

 

Os irmãos Grimm foram responsáveis não somente por disseminar a cultura do faz de conta no mundo todo, mas também por trazer grandes evoluções para a gramática local. Por meio de suas obras, os clássicos da literatura infantil não só ajudam as crianças a soltar sua imaginação, como oferecem o primeiro contato com suas línguas e o início do gosto pela leitura.

Gostou de saber mais sobre a história dos irmãos Grimm? Qual é a sua obra preferida? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress