Osterbaum: conheça a tradição da Árvore da Páscoa

Uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa é comemorada em todo o mundo. Mas você sabia que cada país celebra a ressurreição de Cristo de um jeito diferente?

Muitas culturas vão além dos coelhinhos com seus ovos de chocolate, que têm presença garantida no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, um dos maiores símbolos dessa data é a Osterbaum, a Árvore da Páscoa que é montada todos os anos nas casas de milhares de famílias.

Ficou curioso para saber mais sobre a Osterbaum? Então continue com a gente e confira um pouco mais sobre essa tradição alemã na Semana Santa!

A tradição da Osterbaum

A Páscoa vai se aproximando e fica cada vez mais difícil encontrar ovos nos mercados alemães.

Mas se engana quem pensa que estamos falando dos ovos de chocolate que tomam conta do comércio brasileiro nessa época do ano! Na verdade, os consumidores da Alemanha e região procuram os tradicionais ovos de galinha para montar a sua Osterbaum.

Dica: Ostereier: conheça as tradições da Páscoa na Alemanha

Como no hemisfério norte a proximidade da Páscoa coincide com o fim do inverno, algumas famílias aproveitam para decorar uma árvore mais seca do jardim. Também há quem prefira fazer a Osterbaum dentro de casa usando um vaso — o que vale é manter viva a tradição e usar a criatividade!

A montagem da Árvore da Páscoa

Hoje, já existem locais que vendem ovinhos de plástico ou mesmo a árvore montada. No entanto, parte da tradição é o processo de confeccionar todos os itens, o que remete a um trabalho artesanal e especial feito em família.

Montar uma Osterbaum não é tão difícil. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • compre ou recolha galhos secos e sem folhas;
  • escolha um vaso bonito para colocar os galhos;
  • separe as cascas de ovos (os alemães costumam fazer isso, aos poucos, semanas antes do evento);
  • para retirar o conteúdo dos ovos, faça um pequeno furo na ponta com uma agulha ou prego;
  • deixe secar e lave bem as cascas;
  • decore com tinta plástica ou de papel crepom e faça pequenos desenhos que podem ser referências à ressurreição de Cristo;
  • tampe o orifício com papel e uma fita para pendurar o ovinho na árvore.

Cheia de significado

Além de decorativa, a Osterbaum é um reflexo do espírito da Páscoa: os galhos secos representam a tristeza pela morte de Jesus enquanto as cascas de ovos decoradas simbolizam a vida por meio da ressurreição de Cristo.

Na Alemanha, a Páscoa é um grande evento e é uma tradição que as famílias decorem suas casas para a sexta-feira da paixão e para o domingo de Páscoa.

No Brasil, também é possível encontrar a Osterbaum em algumas cidades da região sul que foram colonizadas pela Alemanha e preservam até hoje costumes do povo alemão. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, onde todos os anos é montada uma das maiores Árvores da Páscoa do mundo.

Dica: Caça ao ninho: saiba mais sobre essa tradição de Páscoa

Mais da Páscoa pelo mundo

Assim como na Alemanha, cada país tem uma forma própria de comemorar a Semana Santa. Veja como a data é celebrada em alguns países:

Finlândia e Suécia

Na quinta-feira santa, as crianças se vestem de bruxa ou colocam máscaras e saem pelas ruas da vizinhança com vassouras, entregando cartões de Páscoa e recebendo em troca docinhos ou dinheiro.

França

Segundo a lenda, sinos voadores que viajam para Roma deixam cair os ovinhos de chocolate pelo caminho. Eles param de tocar na quinta-feira santa e só voltam a soar após a missa de domingo.

Coelha Marie  Coelho Joe

Austrália

Visto como uma praga pelos australianos, os coelhos foram substituídos pelo bilby, um marsupial nativo do país e ameaçado de extinção.

Índia

A tradição é o Festival Holi, comemorado pelo povo hindu em celebração ao nascimento do deus Krishna. A festa tem grandes banquetes com as comidas típicas do país e as pessoas tocam flauta e dançam.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Osterbaum, a tradicional Árvore da Páscoa da Alemanha? Quer continuar acompanhando outras novidades sobre as tradições alemãs e muito mais? Siga a Kukos no Facebook e no Twitter e não perca nenhum conteúdo!

Clique no banner abaixo e conheça nossas peças decorativas exclusivas Jim Shore – Disney!

Peças Decorativas Exclusivas Jim Shore - Disney

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress