Conheça o estilo de pintura bauernmalerei dos relógios cucos

Os relógios cucos são reconhecidos, principalmente no Brasil, por seu valor histórico e artístico. Assim como a clássica pintura bauernmalerei, de origem alemã, que costuma adornar esses relógios e outros tipos de utensílios valiosos, os cucos também têm uma história interessante.

Famosa por retratar elementos da natureza e arabescos barrocos, esse estilo de pintura retrata principalmente flores, como rosas, tulipas, miosótis, margaridas, entre outras plantas europeias. Como se fosse uma escrita, a pintura bauernmalerei tem um significado para cada motivo retratado, previamente determinado.

Qual é a história da pintura bauernmalerei?

Surgida na Alemanha e muito difundida em seu país, esse estilo de pintura foi criado por camponeses que, no período pós-guerra medieval, buscavam imitar os nobres. Ao observarem que as pessoas de posses pintavam e reformavam seus castelos, pela contratação de artistas renomados, os pobres, por não terem como contratar esses mesmos pintores, inovavam ao pintarem e decorarem as suas casas inspirados naquilo que viam.

Por isso, eles retratavam flores, pássaros, frutas e figuras humanas em suas janelas, portas e móveis em geral, agregando valor estético e artístico em suas residências simples de madeira.

Como ela é feita?

Em geral, ela é feita em peças de madeira, mas pode ser aplicada em outros materiais. São utilizadas, para isso, tintas acrílicas foscas e a peça costuma ser encerada, nem sempre envernizada. Os pincéis usados são redondos, com uma mescla de tons de tinta aplicadas nele, geralmente dois tons de cada vez.

A autêntica pintura bauernmalerei é feita com uma única e sutil pincelada por vez, sem que o traço seja refeito e, costumeiramente, em forma de uma vírgula, ou seja, semicircular. As cores usadas são mais vivas, sem muitas misturas, como o verde, o azul, o ocre e o bordô.

Quais as aplicações do estilo?

Mais usada em peças artesanais ou em partes da casa, como paredes, vasos, cachepôs, soleiras de portas e janelas, armários antigos e rústicos, essa técnica valoriza bastante a superfície em que é aplicada, independentemente da idade ou do valor da peça.

No caso dos relógios cucos, que também têm origem alemã, a pintura bauernmalerei torna esse objeto ainda mais valioso, constituindo uma obra de arte. Bastante reconhecido pelo seu valor estético e histórico, os relógios cucos unem a sua história e valor com a autêntica pintura camponesa, também rara de ser encontrada por nossas terras.

Diante dessa história, é interessante destacar que, apesar de ter surgido na Idade Média, a pintura bauernmalerei também pode ter traços do Barroco, surgido posteriormente. Logo, a técnica, apesar de única, veio acrescentando traços a seu estilo com o passar dos anos.

Quando é aplicada ao relógio cuco, traz mais beleza, sofisticação e historicidade ao objeto, ampliando o seu reconhecimento como uma obra de arte. Esse estilo de pintura autêntico aliado a um bom relógio cuco é um artigo raro de ser encontrado no Brasil. No entanto, existem lojas especializadas que oferecem esses itens com ótima qualidade e idoneidade.

Gostou de saber a história da pintura bauernmalerei? Quer saber agora a história do relógio cuco na Alemanha? Então, clique aqui e aprenda mais!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

2 Comentários

  1. Juliana Gurtlersays:

    Fornecer a origem é tb um motivo propulsor para difusão desta arte trazida ao sul do Brasil pelos colonizadores alemães . É uma boa técnica para o artesanato nas cidades de cultura germânica .

    • Kukossays:

      É verdade Juliana, nós ficamos em podermos compartilhar a história dos nosso produtos.
      Atenciosamente
      Família Kukos

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"