6 curiosidades sobre a tradição de Natal ao redor do mundo

Cada cultura possui suas próprias datas comemorativas, mas o Natal é uma festa celebrada praticamente no mundo todo.

Embora alguns costumes sejam clássicos e possam ser vistos em qualquer lugar, porém, existem países com tradições bem peculiares! Ficou curioso? Confira algumas informações bem inusitadas que encontramos sobre festividades natalinas!

Tradição cristã no Brasil

A tradição de Natal no Brasil é uma das mais importantes do calendário cristão. O final de ano é marcado por muitas festas: as casas são decoradas com luzes, presépios representando o nascimento do Menino Jesus são montados e, é claro, há a tradicional árvore de Natal.

O Papai Noel é considerado uma figura bondosa e carismática. Diversos shoppings e centros comerciais reservam um ambiente para o personagem, onde as crianças podem levar suas cartinhas e fazerem seus pedidos.

A ceia geralmente é marcada por muita fartura, celebrada na noite do dia 24, quando acontecem as trocas de presentes entre familiares e a popular brincadeira do amigo secreto.

Comemorações em família na Alemanha

Na Alemanha, a época do Natal é marcada por muitas comemorações em família. No dia 24, há a distribuição de presentes; no dia 25, acontece um almoço com pratos típicos, vinho quente e os tradicionais biscoitos natalinos; e no dia 26, também é possível aproveitar o tempo com os familiares, pois ainda é feriado.

No país, o responsável por presentear as crianças é São Nicolau (ou Nikolaus), que viaja de burro e visita as casas no meio da noite levando moedas, chocolates e brinquedos para os bons meninos. Há ainda uma figura bizarra conhecida como Knecht Ruprecht, com roupas escuras e uma vara ou chicote para punir as crianças que não tiveram bom comportamento durante o ano.

Dia de reconciliação na França

Na França, há um costume curioso, mas muito bonito: o dia 25 de dezembro é conhecido como o dia da reconciliação de Natal. Nessa data, as pessoas vão até a casa de algum inimigo ou desafeto, levando de presente uma garrafa de vinho para que possam fazer as pazes. Casas enfeitadas com presépios e uma farta ceia completam a comemoração.

A bruxa na Itália

No Natal italiano, há outra figura de destaque além do Papai Noel: a bruxa Befana. A lenda conta que, quando os reis magos foram visitar o menino Jesus, encontraram-se com uma idosa que negou ajuda a eles; porém ela se arrependeu e desde então passou a levar doces e presentes para as crianças na noite do dia 6 de janeiro. Mas isso somente para aquelas que se comportaram bem durante o ano! Para as outras, ela deixa apenas um pedaço de carvão.

Além desse costume, as festas de Natal são marcadas por presépios montados nas igrejas e ceias com massas e peixes.

Homenagem aos mortos na Finlândia

As tradições finlandesas diferem bastante das dos outros países europeus. O principal costume na época de Natal é visitar os entes queridos já falecidos nos cemitérios, para prestar homenagens.

Entre as crianças, a tradição é cortar pinheiros e levá-los para casa com o auxílio de trenós para que sejam enfeitados.

Festa na praia na Austrália

O verão australiano é bastante quente, e por isso as comemorações natalinas não costumam acontecer em ambientes fechados. Embora na ceia tradicional também se coma carne de porco e peru, a tradição é se reunir com a família e os amigos para um piquenique na praia, onde a principal refeição é composta de frutos do mar.

Em algumas praias, há inclusive a chegada do Papai Noel em um barco ou prancha de surf. Os presentes são abertos somente na manhã do dia 25.

Como você viu, independentemente dos costumes e da tradição de Natal de cada país, o clima de festa predomina nesta época no mundo inteiro! Se você gostou de conhecer essas curiosidades, não deixe de compartilhar este post com os amigos curiosos nas redes sociais!

 
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

2 Comentários

  1. Lourdes Sou😑zasays:

    Muita emoção presente em cada Cultura, trazendo a mensagem maio: Fraternidade

    • Kukossays:

      Prezada Lourdes,

      é verdade! Uma excelente semana!
      Atenciosamente
      Família Kukos

Comentários estão desativados