Feiras e Natal na Alemanha: conheça essa tradição encantadora

Feiras de Natal na Alemanha

O Natal é uma época cheia de tradições, costumes e magia. Cada família e lugar tem o seu jeito próprio de comemorar essa data especial: há quem prefira festas grandiosas, com músicas, o soar dos sinos e um farto banquete. Por outro lado, há também aqueles que gostam de uma ceia mais simples, reservada e intimista. Nesse contexto, uma grande curiosidade é a relação entre feiras e Natal na Alemanha.

Você já ouviu alguma história sobre essa tradição alemã? As feiras e mercados de Natal tomam conta do país na época mais querida e enfeitada do ano. Nas grandes e pequenas cidades, as pessoas saem de casa e do trabalho para comprar e apreciar a beleza dos enfeites, a música tranquila e as barraquinhas decoradas.

 

Ficou interessado? No post de hoje, vamos contar para você os principais detalhes e curiosidades dessa tradição que invade a Alemanha todo final de ano. Acompanhe e surpreenda-se!

Como começou a tradição?

Como todo bom costume, as feiras de fim de ano na Alemanha, também conhecidas como Weinachtsmärkete, começaram por volta dos séculos XIV e XV, com um intuito muito simples: abastecer os armários das pessoas com alimentos e demais produtos para passar o rigoroso inverno.

Com o decorrer do tempo, como uma receita de bolo que deu certo, as feiras natalinas caíram no gosto dos alemães, cresceram, espalharam-se pelo país e ganharam cada vez mais proporção.

Posteriormente, começaram a ser organizadas por igrejas e demais estabelecimentos, que incorporaram elementos alusivos à cultura alemã, além de decorações natalinas fantásticas. A partir de então, as feiras de Natal alemãs nunca mais deixaram de ser realizadas.

 

O que encontrar em feiras e Natal na Alemanha?

O tempo e o sucesso dos mercados natalinos da Alemanha trouxeram uma variedade de produtos e objetos. São várias barraquinhas de bebidas e comidas típicas, produtos de Natal como velas, árvores, presépios e enfeites, além da decoração rica em cores e luzes.   

O famoso Papai Noel também aparece em todos os cantos, trazendo a magia e o clima dessa época encantadora para as diversas famílias e grupos de amigos que frequentam as feiras. O cheiro de cravo, canela e noz-moscada no ar faz com que as pessoas se sintam em casa.

Banner inserido no artigo sobre feiras de Natal na Alemanha

Como as feiras alemãs são organizadas?

As feiras natalinas alemãs geralmente começam no final de novembro e se estendem até o dia 23 ou 24 de dezembro. São vários formatos e tamanhos, que variam de acordo com a cultura e costumes de cada cidade.

Há feiras mais voltadas para a família, com opções e brinquedos para divertir as crianças, mas também há algumas mais agitadas, em que grupos de adolescentes ou colegas de trabalho aproveitam para fazer um happy hour.

 

Quais são as melhores feiras de Natal na Alemanha?

Com mais de 3.000 feiras registradas em todo o país, não sabemos se fica mais difícil escolher os presentes de fim de ano ou a feira favorita.

Berlim

A capital alemã tem excelentes opções, como a que fica ao redor do Castelo Charlottenburg, que transforma os jardins de seu parque em um ambiente lúdico e mágico.

Bremen, Colônia e Munique

Essas cidades oferecem diversas feiras com parques de diversão, presentes tradicionais, comidas deliciosas e muita história.

 

Frankfurt

Nessa cidade o mercado de Natal existe há cerca de 600 anos, com uma gastronomia que enche os olhos e a barriga dos alemães.

Nuremberg

É onde acontece a feira do Menino Jesus, considerada a mais conhecida do mundo. É realizada uma cerimônia especial de abertura, com um Menino Jesus recitando um prólogo. A arquitetura da cidade se mistura com a linda decoração, encantando os milhões de turistas e os próprios alemães.

Esses são alguns poucos exemplos das inúmeras feiras espalhadas pelo país. Com tanta história, beleza e tradição, vale a pena conhecer a Alemanha nessa época do ano. Por onde você passar, com certeza encontrará uma feira cheia de cores, sabores e o clima mágico que só o Natal consegue proporcionar.

Banner em feiras de Natal na Alemanha

Se você gostou dessa linda relação entre feiras e Natal na Alemanha, compartilhe a história nas redes sociais com os seus amigos, parentes e conhecidos. Eles vão adorar conhecer mais sobre essa incrível tradição!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress