5 ideias criativas para decorar sua casa no Natal

5 ideias criativas para decorar a casa no Natal

O final do ano é uma das épocas mais mágicas. As pessoas se animam com a expectativa das festas e de reunir a família, deixando pairar no ar sentimentos de amor, solidariedade e esperança. Decorar a casa no Natal colabora com a construção desse clima alegre, além de ser uma atividade divertida para fazer na companhia daqueles que amamos!

Muitas famílias possuem a tradição de montar juntas a árvore de Natal, item essencial para a decoração dessa data especial. Mas esse não é o único item! Muitos outros objetos podem ser utilizados na preparação do ambiente para esse momento.

Confira aqui algumas ideias para decorar sua casa no Natal:

Guirlandas

A origem exata da utilização das guirlandas ainda gera dúvidas. Há quem atribua a rituais pagãos da Antiguidade, há quem remeta à prática romana de entregar ramos e flores para desejar boa saúde. Independentemente de como a tradição se iniciou, as guirlandas tornaram-se objetos de decoração tradicionais em nosso Natal.

O encanto desse item é que ele coloca a magia do clima natalino logo na entrada da casa. Além de ser uma bonita forma de dar boas-vindas, ao pendurar uma guirlanda na porta ou na janela, você faz com que o espírito das festas seja lembrado já no primeiro contato com o lar.

Hoje, existem guirlandas disponíveis em muitos modelos, e sua escolha deve refletir o estilo dos moradores da casa. As clássicas, feitas com ramos verdes, são ótimas opções para famílias que valorizam a tradição. Para os que se preocupam com hábitos de vida mais sustentáveis, existem opções artesanais, feitas com materiais reciclados. Para as casas com crianças, há modelos divertidos, confeccionadas com bonecos de feltro, enfeites de doces e muitas outras.

Anjos

Nas festas de fim de ano, os anjos simbolizam a comunicação com o Pai. Fazem uma homenagem ao anjo Gabriel, o mensageiro que anunciou à Maria que ela seria a mãe do filho de Deus. Podem significar, também, proteção divina.

Suas figuras são cheias de graça e simpatia. Podem ser utilizados para decorar paredes, aparadores, estantes e também para enfeitar a mesa na hora da ceia.

Bonecos de neve

Uma forma divertida e diferente de decorar a casa no Natal é investir em bonecos de neve. Essa figura não é tão popular no Brasil, já que aqui a celebração da data acontece no verão. Porém, existem itens bem bonitos disponíveis, influenciados pelas festas de outros países.

Se você admira as tradições natalinas do hemisfério norte, inspire-se à vontade e encha o lar com a alegria desses enfeites!

Presépio

Esse item é um dos mais importantes na decoração natalina: trata-se da representação simbólica do nascimento de Jesus. Entre os mais diferentes tipos que existem, escolha um que reflita a personalidade da casa. É possível unir tradição e modernidade com modelos contemporâneos e estilosos.

Essa parte da decoração também pode criar um costume alegre em família: reúna todos para montar o presépio e escolher o local onde ele ficará. É uma ótima atividade conjunta, e vai deixar os moradores da casa tocados pelo clima natalino. Se não houver muito espaço, um presépio pequeno também é uma boa escolha.

Enfeites de palha

Para quem quer inovar sem abrir mão da tradição, uma opção é investir em elementos diferentes. A palha é uma das matérias-primas que está em alta quando o assunto é decorar a casa no Natal, conferindo um toque rústico e bem brasileiro.

Se você preza por exclusividade, invista em anjos, estrelas e guirlandas de palha feitos à mão. Assim, você terá um item único e com excelente acabamento, deixando sua casa mais charmosa para as festas.

Seguindo essas dicas, a alegria natalina vai encher a sua casa. Você pode começar a enfeitar seu lar a partir da primeira semana de dezembro ou mesmo em novembro, se preferir. O costume é manter os itens até o Dia de Reis (6 de janeiro).

Banner ideias criativas

E aí, gostou das nossas sugestões? Então assine nossa newsletter e receba mais informações sobre como decorar sua casa no Natal e outros assuntos!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress