5 curiosidades sobre a flor de edelweiss

5 curiosidades sobre a flor de edelweiss

Você já ouviu falar na flor de edelweiss? Trata-se de uma pequena planta cercada de pétalas brancas, com o centro amarelado e brácteas que lembram uma estrela. Apesar de parecer difícil, a pronúncia é bem simples: fala-se “edelvai​s” — e você pode escrever assim também!

Além de ser encantadora, a flor de edelweiss possui algumas particularidades interessantes, incluindo uma lenda digna de estampar um bom livro de romance. Aliás, é exatamente sobre isso que falaremos aqui: no post de hoje, apresentamos 5 curiosidades para você conhecer melhor o supremo talismã do amor, como a flor é conhecida. Confira!

1. A flor de edelweiss é nativa da Europa

Também chamada de pé-de-leão, a flor de edelweiss (Leontopodium alpinum) é da mesma família das margaridas.

Ela é nativa dos Alpes e montanhas europeias, florescendo entre julho e setembro em alguns locais da Suíça, Áustria, França e Itália — nesses lugares, as altitudes vão de 1.800 a 3.000 metros. Seu tamanho variar de 3 a 20 cm, mas pode chegar até 40 cm se for criada em forma de cultivo.

2. Nome com significado alemão

A coloração da flor de edelweiss é o que dá origem ao seu nome, uma junção de duas palavras alemãs. Edel pode ser traduzido como nobre, enquanto weiss significa branco — ou seja, branco nobre ou branco precioso.

3. Símbolo nacional

O formato em estrela e os pelos brancos fizeram da flor de edelweiss um dos maiores símbolos suíços e austríacos. Tanto que é considerada a flor nacional desses dois países.

Na Áustria, ela também está cunhada na moeda de dois centavos de Euro austríaco (0,02 €) e até dá nome a uma cervejaria do país. Já na Suíça, ao invés de estrelas, é a própria flor que representa o estatuto da patente dos generais suíços.

4. Lenda digna de uma história de amor

Entre tantas lendas sobre a edelweiss, uma delas diz que a flor nasceu nos Alpes por causa das lágrimas de uma virgem desconsolada pela perda de seu amor. Essa história fez com que a planta se tornasse símbolo de amor eterno, abrindo espaço para outras narrativas que a tornaram sinônimo de pureza, romantismo e demonstração amorosa.

Como surge somente no alto dos Alpes, conseguir um exemplar da edelweiss se transformou em uma épica prova de amor. Por isso, dizem que rapazes apaixonados subiam as perigosas montanhas de neve para trazê-la intacta como forma de presentear a mulher amada e conquistar seu coração.

5. Dos jardins à indústria

A beleza da flor de edelweiss faz dela uma das preferidas dos jardins e centros de jardinagem europeus, figurando como planta ornamental em locais com mais de 1.500 metros de altitude, onde sua sobrevivência se torna possível.

Além disso, ela também é utilizada para fins cosméticos (bloqueadores solares e cremes antienvelhecimento) e na indústria alimentícia (ingrediente de licores, cervejas, chás, queijos e chocolates).

Com toda sua exuberância, a edelweiss é praticamente uma obra-prima. Devido ao seu habitat natural extremo — altitudes elevadas e neve —, seu cultivo delicado a torna ainda mais rara. Mas ainda bem que a internet existe, não é mesmo? Assim podemos apreciar essa maravilha, mesmo estando a quilômetros de distância.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história da flor de edelweiss? Para conferir mais conteúdos sobre estilo de vida e curiosidades, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Nos vemos por lá!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress