5 curiosidades sobre a flor de edelweiss

Você já ouviu falar na flor de edelweiss? Trata-se de uma pequena planta cercada de pétalas brancas, com o centro amarelado e brácteas que lembram uma estrela. Apesar de parecer difícil, a pronúncia é bem simples: fala-se “edelvai​s” — e você pode escrever assim também!

Além de ser encantadora, a flor de edelweiss possui algumas particularidades interessantes, incluindo uma lenda digna de estampar um bom livro de romance. Aliás, é exatamente sobre isso que falaremos aqui: no post de hoje, apresentamos 5 curiosidades para você conhecer melhor o supremo talismã do amor, como a flor é conhecida. Confira!

1. A flor de edelweiss é nativa da Europa

Também chamada de pé-de-leão, a flor de edelweiss (Leontopodium alpinum) é da mesma família das margaridas.

Ela é nativa dos Alpes e montanhas europeias, florescendo entre julho e setembro em alguns locais da Suíça, Áustria, França e Itália — nesses lugares, as altitudes vão de 1.800 a 3.000 metros. Seu tamanho variar de 3 a 20 cm, mas pode chegar até 40 cm se for criada em forma de cultivo.

2. Nome com significado alemão

A coloração da flor de edelweiss é o que dá origem ao seu nome, uma junção de duas palavras alemãs. Edel pode ser traduzido como nobre, enquanto weiss significa branco — ou seja, branco nobre ou branco precioso.

3. Símbolo nacional

O formato em estrela e os pelos brancos fizeram da flor de edelweiss um dos maiores símbolos suíços e austríacos. Tanto que é considerada a flor nacional desses dois países.  

Na Áustria, ela também está cunhada na moeda de dois centavos de Euro austríaco (0,02 €) e até dá nome a uma cervejaria do país. Já na Suíça, ao invés de estrelas, é a própria flor que representa o estatuto da patente dos generais suíços.

4. Lenda digna de uma história de amor

Entre tantas lendas sobre a edelweiss, uma delas diz que a flor nasceu nos Alpes por causa das lágrimas de uma virgem desconsolada pela perda de seu amor. Essa história fez com que a planta se tornasse símbolo de amor eterno, abrindo espaço para outras narrativas que a tornaram sinônimo de pureza, romantismo e demonstração amorosa.

Como surge somente no alto dos Alpes, conseguir um exemplar da edelweiss se transformou em uma épica prova de amor. Por isso, dizem que rapazes apaixonados subiam as perigosas montanhas de neve para trazê-la intacta como forma de presentear a mulher amada e conquistar seu coração.

5. Dos jardins à indústria

A beleza da flor de edelweiss faz dela uma das preferidas dos jardins e centros de jardinagem europeus, figurando como planta ornamental em locais com mais de 1.500 metros de altitude, onde sua sobrevivência se torna possível.

Além disso, ela também é utilizada para fins cosméticos (bloqueadores solares e cremes antienvelhecimento) e na indústria alimentícia (ingrediente de licores, cervejas, chás, queijos e chocolates).

Com toda sua exuberância, a edelweiss é praticamente uma obra-prima. Devido ao seu habitat natural extremo — altitudes elevadas e neve —, seu cultivo delicado a torna ainda mais rara. Mas ainda bem que a internet existe, não é mesmo? Assim podemos apreciar essa maravilha, mesmo estando a quilômetros de distância.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história da flor de edelweiss? Para conferir mais conteúdos sobre estilo de vida e curiosidades, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Nos vemos por lá!

 
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

14 Comentários

  1. Mara Rúbia Hoffmannsays:

    Sou totalmente apaixonada pela língua e costumes alemães. Já visitei Alemanha e Áustria e voltarei sempre que possível. Amo demais!

    • Kukossays:

      Prezada Mara,

      ficamos muito felizes em saber, nós também somos apaixonados pela Alemanha e Áustria. =) Quando vieres para a Serra Gaúcha venha nos visitar, estamos sempre com muitas novidades nas nossas lojas.
      Atenciosamente
      Família Kukos

      • RITA LUCIANA FALCAOsays:

        Que legal saber que vcs são do Sul.Moro em Porto Alegre e gostaria de visita-los

        • Kukossays:

          Oi Rita,

          sim, temos loja em Nova Petrópolis e Gramado, no momento estamos com muitas novidades de Páscoa!
          Aguardamos a sua visita.
          Com carinho.
          Família Kukos

    • Isabel Fuchssays:

      então não deixe de ir na brooklinfest dias 22 e 23 de outubro 2016, se for de SP claro. temos nosso grupo de danças alemãs que se chama EDELWEISS.

      • Kukossays:

        Oi Isabel,
        que bacana! Aqui em Nova Petrópolis também temos vários grupos de danças, e no inverno temos o Festival Internacional do Folclore, que traz grupos de danças de vários estados e países.
        Quando vieres para a Serra, venha nos visitar!
        Com carinho,
        Família Kukos

  2. Darvin L. Maziero.says:

    Em Nova Petrópolis, há uma loja maçônica, cujo nome é edelweiss justamente para homenagear esta flor.

    • Kukossays:

      Prezado Darvin,
      que interessante! Moramos em Nova Petrópolis e não sabíamos disto, muito obrigada pela contribuição.
      Uma ótima semana.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  3. Rutesays:

    E para ressaltar a Edelweiss está em extinção e eu protegida pelo meio ambiente,Naturschutz.

    • Kukossays:

      Bom Dia Rute,
      primeiramente muito obrigada por acompanhar o nosso blog, a Edelweiss já esteve próxima da extinção com o advento das escaladas e do turismo “ecológico”; porém por iniciativa do governo austríaco, a Edelweiss, hoje, é patrimônio tombado nos cinco países.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  4. Mônica Lustosasays:

    Olá, Família Kukos.

    Adorei a matéria. Super obrigada.

    Estou concluindo um romance que se passa na Alemanha, e gostaria de saber se há essa flor nos Alpes alemães, que são bem próximos aos suíços e austríacos. Há alguma relação entre o nome dessa flor e o pico edelweißlahnerkopf, dos Alpes Berchtesgaden?

    • Kukossays:

      Bom Dia Mônica,

      ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso post.
      Na Europa, o edelweiss é cultivado há vários anos nos jardins como planta ornamental, é possível comprá-lo em vasos em centros de jardinagem, por um preço que varia 2,5 a 7,5 euros, conforme o tamanho da planta. Como planta ornamental em vasos, é cultivado na maior parte dos países do Norte: França, Suíça, Alemanha, Áustria. Quanto a colher plantas selvagens, nem pensar! Portanto, temos a Edelweiss na Alemanha, porém somente cultivada.
      Pesquisamos sobre a sua outra dúvida, porém não ainda não achamos nada sobre o Pico de Edelweisslahnerkopf, mas vamos continuar pesquisando em em breve lhe daremos um retorno.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  5. Marisia Edmeia de Carvalho Barrossays:

    Belíssima reportagem sobre a flor Edelweiss.Sou apaixonada por ela. Passei pela Ustria, Alemanha e Suíça mas não vi essa flor mesmo em cultivo .Quanto aos relógios gostaria muito de adquirir um “Kuko” . Poderia comprar pela internet? ABRAÇOS .

    • Kukossays:

      Olá Marisia,
      ficamos muitos felizes em saber que gostou do nosso texto sobre a Edelweiss.
      Realizamos vendas dos nossos cucos através do nosso site http://www.kukos.com.br.
      Estou à disposição para maiores informações.
      Atenciosamente
      Christine

Comentários estão desativados