O funcionamento de um relógio Cuco Mecânico

O funcionamento de um Relógio Cuco mecânico, não é tão complicado quanto parece: há um peso que move as correntes localizadas na parte inferior dos relógios, normalmente estes pesos parecem pinhas invertidas. Cada peso possui uma função, o primeiro tem a função de cronometragem, o segundo controla o cuco e seus movimentos e o terceiro (se houver) gerencia a música (relógios sem caixa de música não possuem este).

Relógio Cuco Mecânico Alemão Musical  

Os pesos vão descendo pelas correntes lentamente conforme o relógio funciona e ao chegar próximo ao chão, é preciso puxar a outra ponta da corrente (dar corda) para que o relógio continue a funcionar. Ele não leva pilhas nem bateria, o seu funcionamento é mecânico, ou seja, impulsionado pela força que os pesos exercem sobre as correntes com a força da gravidade.

Relógio Cuco Alemão Chalé Mecanico Relógio Cuco Alemão Chalé Mecanico  

Os Relógios Cuco que são equipados com caixa de música, são programados para que ela toque após o canto do cuco. Em modelos com mecanismo de corda diária, uma melodia toca na meia hora e outra na hora cheia. Em modelos com corda semanal a melodia é reproduzida somente na hora cheia. Todos os relógios cuco são equipados com um silenciador. O mesmo possibilita o desligamento completo dos sons, cuco e caixa de música quando houver.

A técnica para fazer os Relógios Cuco tocarem música é tradicional, porém, foi aprimorada ao longo dos anos. Dentro de cada exemplar há um par de foles, com câmaras de ar, como uma gaita. O ar é expelido para fora do primeiro fole através de um apito de fenda, que é esculpido no lado dos relógios. Ele passa por baixo e gera o som “KU” característico do pássaro. Já o “CKOO” que completa o áudio, é gerado através do segundo apito, acionado pelo ar empurrado por baixo da segunda fenda.

Veja mais cucos

E então, gostou de aprender mais sobre o Relógio Cuco mecânicoAproveite para compartilhar essas curiosidades com seus amigos através das redes sociais e assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

6 Comentários

  1. Jorge Luizsays:

    Bom dia,eu possuo um relógio cuco não entendo bem mais eu acho que o modelo é h porém ele trabalha e para já levei em dois técnico que dizem ser bons e nada continua do mesmo jeito,moro no Rio de Janeiro e já não sei aonde leva lo mais pois tenho esse relógio como um presente deixado pelos meus bisavós.ja que tenho 65 anos.

  2. Mario Sergio Guimaraessays:

    Boa noite. Tenho um relógio cuco e essa semana ele resolveu tocar diferente da hora. a parte da meia hora está de acordo. um toque. Quando chega, por exemplo, às nove horas, ele toca doze vezes. Sempre difere da referida hora. Ela para as vezes, e eu fui adiantar, troque o ponteiro, usei o da hora. não sei se é isso, mas depois disso ele ficou desregulado. Ele é um presente do meu cunhado.

  3. mara moronisays:

    eu comprei um relogio cuco na Alemanha e de uns dias p cá ele esta parando de vez em quando mesmo com os pesos p cima ou na metade. porque?

    • Kukossays:

      Bom Dia,

      é difícil lhe ajudar assim, pois não sei o modelo nem a marca do relógio, tens que entrar em contato com a loja que lhe vendeu e solicitar assistência.
      Atenciosamente
      Christine

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"