Mecanismos dos relógios: você sabe como eles funcionam?

Mecanismo interno de um relógio

Já parou para pensar o que tem na parte interna de um relógio e como é possível que ele funcione sempre corretamente?

Hoje, explicaremos a você como os mecanismos dos relógios funcionam e mostraremos um pouco de cada uma de suas partes. Confira!

Corda

O tipo mais comum de relógio mecânico é o de corda, mecanismo que pode ser manual ou automático e é responsável pela energia que faz movimentar os ponteiros.

Como é o mecanismo de um cuco, como funciona Mecanismos diferentes para tipos diferentes de corda ou automáticos A complexidade do mecanismo depende do modelo Mecanismos mais simples para relógios mais simples

 

Corda diária ou semanal, temáticos ou clássicos, escolha já o seu cuco favorito. Clique nas imagens acima e veja mais detalhes do produto

Ao girar o pino e dar corda no relógio, você armazena essa energia responsável pelo giro e garante o movimento por um tempo, até que seja necessário dar corda novamente. Essa duração pode chegar a 50 horas, mas varia de acordo com a marca e o calibre.

A corda consiste em uma mola em espiral feita de um material elástico, que se enrola em torno de um eixo e vai liberando energia para voltar à sua forma original. Esta mola fica no tambor de corda, responsável por converter a energia em rotação.

Uma das extremidades da mola é fixada na parede interna do tambor de corda e a outra fica em seu eixo no centro, também chamado de árvore. Ao dar corda, a mola se enrola e gera tensão, seguida da liberação que é a energia motriz do relógio.

Escapamento

Sua principal função é o controle da velocidade em que a corda irá se desenrolar, ou seja, qual o tamanho da força que é transmitida da mola para as engrenagens. O escapamento bloqueia e libera o desenrolar da mola, através de três itens que controlam esse ciclo: roda de escape, âncora e balanço.

A roda de escape é a engrenagem principal, responsável por girar o conjunto de engrenagens dos ponteiros e pelo movimento da estrutura que controla a temporização. Ela transmite este movimento para a parte superior da âncora, que se move, batendo em um pino e transmitindo movimento para a roda de balanço.

Dica: As 4 perguntas mais frequentes sobre os Relógios Cucos

Com a mudança de posição da âncora, sua parte inferior trava o avanço da roda de escape. Após girar para um dos lados, a mola da roda de balanço faz com que ela gire para o lado oposto.

Dessa forma, seu pino toca na âncora, mudando-a novamente de posição. Assim, sua parte inferior libera a roda de escape, o que controla a energia liberada pelo sistema de corda.

Por causa da forma como a roda de balanço age, a roda de escape se movimenta em intervalos constantes, que irão mostrar segundos, minutos e horas.

Conheça todos nossos de Relógios Cuco clicando no banner abaixo!

Banner no post sobre mecanismos dos cucos

 

 

 

 

 

 

Engrenagens

As engrenagens têm basicamente três funções: transmitir o movimento adiante, inverter o sentido do movimento e reduzir a velocidade desse movimento.

O trem de engrenagens possui uma sequência de rodas de tamanhos variados e com determinados números de dentes.

A composição da rodagem básica é: roda de centro, terceira roda e quarta roda (também conhecida como roda dos segundos). Uma roda completa é composta por engrenagem, pinhão e eixo.

A roda de centro transporta a força e impulsiona a terceira roda, que gira mais rapidamente e tem como função multiplicar a velocidade entre a roda de centro e a quarta roda, que se conecta diretamente com o ponteiro dos segundos e tem a função de propelir o escapamento.

Gostou de saber como funcionam os mecanismos dos relógios? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre essas curiosidades aos seus amigos!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress