Como funciona um relógio cuco?

Originalmente feitos em uma região montanhosa da Alemanha por volta do século XVII, os relógios cuco eram fabricados dentro das casas dos moradores devido ao rigoroso frio que fazia na época. Neles, podemos notar sempre uma série de elementos que remetem à rotina da época, como caças, animais da região, lenha, serra, ordenha e outros mais.

Somente um século depois, ele ganhou o famoso som do cuco, por meio de um artesão local chamado Franz Anton Ketterer. A partir disso, atravessou gerações e sempre estão em nossas memórias graças aos nossos avós e bisavós, que certamente tinham um relógio cuco em casa.

Relógio carrilhão de parede alemão

Quer saber um pouco mais sobre esse relógio que encanta muita gente até hoje? Continue a leitura!

O balançar do pêndulo conta os segundos

A função do pêndulo em um relógio cuco é fazer com que os segundos sejam contados. Cada vez que ele faz o movimento de ir para frente e para trás, um segundo é contado e apresentado no painel do relógio. Os fabricantes dos relógios cuco fazem a calibragem do eixo para que um balanço seja exatamente igual a um segundo de tempo.

Engrenagens: pesos, polias e correntes

Para possa funcionar em seu mais perfeito estado, o relógio cuco possui uma grande quantidade de engrenagens que ajudam a movimentar os seus ponteiros. Em seu sistema sistema interno, os pesos são amarrados com correntes em torno das engrenagens e descem como polias por meio do balanço do pêndulo.

São os pesos que controlam todo o funcionamento interno do relógio cuco. Um peso fica responsável por controlar os ponteiros, outro faz o controle do carrilhão e um terceiro é destinado ao controle do pássaro cuco.

Badalo: é assim que o relógio emite o som de “cu-co”!

Não há som mais aguardado em um relógio cuco do que o “cu-co” que ele emite, não é verdade? Esse som não é eletrônico, e sim criado a partir de dois foles e apitos. Os foles servem para produzir vento e são preenchidos de ar ao serem levantados por meio dos cabos de tensão que estão ligados nas engrenagens do relógio cuco. Na hora de badalar, essas engrenagens liberam a tensão no fole, fazendo-os descer rapidamente. O ar, dessa forma, é levado aos dois apitos. Um emite o som de “cu” e o outro de “co” — é assim que o relógio faz “cu-co”.

Veja mais cucos

Olha o passarinho saindo do relógio!

Quando éramos crianças, sempre esperávamos as horas exatas para ver o passarinho sair de dentro do relógio e ouvir o seu som. Esse passarinho, que pode ser feito de plástico ou de madeira, fica apoiado em um suporte, o qual é articulado e está atrás das portas do relógio. Para que a saída do pássaro case com o som do relógio, o suporte dele também é ligado aos foles e apitos que emitem o som.

Quando chega a hora do badalo, o fio de tensão que prende a ave aos foles é liberado e ela sai em sincronia com o barulho do relógio. Na sequência, elas retornam trazendo o pássaro para dentro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento do relógio cuco, deixe seu comentário e conte para a gente quais são as lembranças que ele traz!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

25 Comentários

  1. André de Araújo Rodriguessays:

    eu tenho um relógio cuco fabricado no Brasil. Eu gostaria de ter um original alemão no futuro,mas daquele bem complexo com bonequinhos parecidos com aldeões vestidos com roupas tipicas alemãs batendo no sininho e tocando musiquinhas tipicas no fundo. Igual aquele que a gente vê no desenho do pica pau.

    • Kukossays:

      Oi André,
      que bacana, ficamos felizes em saber.Em nosso site http://www.kukos.com.br você encontra diversos modelos, iguais aos que você descreveu. Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Atenciosamente

  2. Eugeniasays:

    Adorei a informação, sempre fui apaixonada por relógios cucos, obrigada!

    • Kukossays:

      Muito obrigada Eugenia, qualquer dúvida estamos sempre à disposição. =)

  3. Cláudio Guedessays:

    Tenho dois problemas no meu cuco poderia me orientar?

    O ponteiro dos minutos fica meio frouxo como é fixado?
    O parafuso que fixa o pássaro ao braço de atuação não da aperto pois rachou o
    plástico onde este é rosqueado, tem alguma dica do que fazer?

    • Oi Cláudio,
      podemos sim lhe ajudar, vamos lhe responder pelo e-mail fornecido.
      Qualquer coisa, o nossos contatos são contato@kukos.com.br ou 54 3281-3922.
      Assim fica mais fácil para lhe explicar.
      Atenciosamente
      Christine

  4. Edivaldo Mattossays:

    tem varios relógio cuco da marca herverg mas estão com problemas no pendulo parecendo que não suportão o peso e parão de balançar .Assim como aportinhola do passaro não abre.Podem me ajudar ?

    • Kukossays:

      Oi Edivaldo,

      podemos sim lhe ajudar, vamos entrar em contato através do seu e-mail.
      Qualquer dúvida, nosso e-mail é contato@kukos.com.br ou por telefone 54 3281-3922
      Atenciosamente
      Christine

  5. Marasays:

    O peso que do mecanismo que faz o cuco sair da casinha parou embaixo e não consigo puxar a corrente para dar corda. Somente o da hora está funcionando. O que será que aconteceu? O que posso fazer?

    • Kukossays:

      Oi Mara,
      solicitei para que entrasse em contato com você por e-mail, acredito que até amanhã tenhas uma resposta. Qualquer coisa o nosso contato para assistência é diego@kukos.com.br ou pelo telefone 54 3281-3922.
      Estou à disposição para maiores informações.
      Atenciosamente
      Christine

    • Eu também estou tendo o mesmo problema. Ficaria muito grato se puderem me ajudar.

      • Kukossays:

        Oi Roberto,

        peço a gentileza de mandar um e-mail para contato@kukos.com.br com a descrição do problema, em breve estaremos entrando em contato para lhe auxiliar.
        Atenciosamente
        Christine

  6. Aniovaldosays:

    Boa noite, adquiri um relógio cuco, tipo cacho de uva, faz aproximadamente uns trinta dias , (usado) porem o mesmo apresenta o seguinte defeito: a portinhola onde sai o pássaro, permanece aberta, ai o mesmo fica apenas funcionando o relógio, outra vez dou um toque na corrente pequena, hora ela fecha, e funciona algumas vezes, depois volta a acontecer, vcs podem me ajudar.

    • Kukossays:

      Oi Aniovaldo,

      podemos sim lhe ajudar, podes acessar o nosso site em https://kukos.com.br/pagina-contato e selecionar assistência técnica, e detalhar o ocorrido e onde o Senhor mora, em breve lhe retornaremos com uma sugestão de relojoeiro que pode lhe ajudar.
      Atenciosamente
      Christine

  7. Edna Maria Gubertsays:

    Boa Noite
    Infelizmente perdemos os pesos do relógio, entretanto não há marca para saber qual o peso comprar. Ele tem 60 cm.Poderia me ajudar ? Muito obrigada

    • Kukossays:

      Boa tarde Edna,

      para lhe ajudar, necessitamos de mais dados sobre os pesos, qual o peso de cada um, qual a marca do seu relógio, corda para quantos dias e pesos para um cucos com ou sem melodia.
      Por favor, encaminhe essa informações para diego@kukos.com.br que iremos lhe ajudar.
      Atenciosamente
      Christine

  8. Almir Robertosays:

    Tenho um cuco de dois pêndulos, a folha parou de funcionar e não consigo acertar o horário, está atrasando.

  9. fascinante historia parabens pelo pot

    • Kukossays:

      Oi Mara,

      muito obrigada, ficamos felizes em saber.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  10. Marciasays:

    Quando pesa o pêndulo do relógio kuco modelo 202 marca H Relógios Ltda

    • Kukossays:

      Prezada Marcia,

      nós trabalhamos somente com relógios novos importados da Alemanha e Estados Unidos. Posso lhe indicar o relojoeiro Ezequiel ele com certeza poderá lhe ajudar com os pesos do cuco H, segue o site com o contato dele http://atelierdotempo.com.br/index.php
      Atenciosamente
      Família Kukos

  11. Ricardo Aguilarsays:

    Estive em Frankfurt este mês e adquire um
    relógio cuco .
    Lembrança da infancia .
    Esta hora atrasando é hora adiantando
    Estou seguindo as orientações sugeridas
    para ajustar
    Grato pelas orientações

  12. Carlos Hermenegildosays:

    Boa tarde! Obrigado pelo Vosso blog.
    Temos um relógio de cuco que às 2h volta a bater 1 baladada, podem ajudar-me.

    Obrigado!

    • Kukossays:

      Olá Carlos,
      podemos sim lhe ajudar, em nosso site temos um link para assistência técnica, é só entrar em contato que lhe ajudaremos, segue o link https://kukos.com.br/pagina-contato
      Atenciosamente
      Christine

Comentários estão desativados