As origens desse relógio estão ligadas à Holanda e à Grã-Bretanha, mas o seu nome tem relação com o famoso músico americano Henry Clay.
Não está entendendo nada?
Calma, nós vamos explicar. Diz a história que o principal responsável por desenvolver o relógio conhecido hoje como “Grandfather Clock” foi o holandês Christian Huygens, em 1656. Porém, os primeiros modelos somente começaram a ser fabricados para o comércio na Grã-Bretanha, quando o relojoeiro londrino Assuero Fromenteel enviou seu filho para a Holanda para aprender as técnicas de uso do pêndulo.
Os primeiros modelos desenvolvidos eram fabricados em carvalho e, com o passar do tempo, começaram a ser produzidos em madeiras mais nobres, como o mogno africano de alta qualidade, o que dava a esse relógio muita imponência.
Naquela época, contudo, o modelo era conhecido como “relógio de pêndulo longo” ou “relógio de pêndulo” e ele não era uma figura tão famosa quanto é hoje.
Mas como Henry Clay entra nessa história?
Antes de Henry Clay, os relógios de pêndulo tinham lá o seu charme, mas não eram muito cobiçados para a decoração. Porém, após uma viagem do músico à Inglaterra, essa história começou a se modificar.
Em 1875, ele viajou para a Inglaterra a trabalho e se hospedou no hotel George – em North Yorkshire. Foi lá que ele se deparou com um tipo de relógio de pêndulo longo que estava no lobby do hotel. O mais curioso notado pelo músico foi que o relógio estava parado e, por isso, não tinha nenhuma serventia para ficar em um espaço de tanto destaque.
O dono do hotel explicou a Clay que o relógio havia pertencido a duas gerações anteriores de proprietários do estabelecimento, os falecidos irmãos Jenkins. Ao que consta a história, o relógio havia sempre funcionado perfeitamente, porém, quando o primeiro dos irmãos faleceu, o relógio passou a se tornar cada vez menos preciso. E, assim, quando o segundo irmão faleceu, ele parou totalmente de funcionar, na hora exata da sua morte. Apesar de todas as tentativas, nenhum relojoeiro havia conseguido resgatá-lo.
Por que o nome “Grandfather Clock”?
Não se sabe se essa é uma história verdadeira ou fictícia, porém ela foi suficiente para deixar Clay chocado a ponto de escrever uma canção sobre o incidente, intitulada “My grandfather’s clock” (em tradução livre, o relógio do meu avô).
A música estourou nas paradas de sucesso e, assim, o relógio, que antes era conhecido como “relógio de pêndulo longo” ou “relógio de pêndulo”, logo passou a ser chamado de “Grandfather Clock”.
Apesar das evoluções tecnológicas, muitos amantes dos relógios ainda mantêm a tradição de ter um Grandfather Clock em suas casas, mantendo viva a música de Clay e também a história intrigante dos irmãos Jenkins.
Mas, mesmo se você não for um fã de Henry Clay nem de histórias de suspense, também poderá ter um belo Grandfather Clock em sua casa, já que eles são muito elegantes. E se você quiser encomendar o seu hoje mesmo, que tal conferir as várias opções de Grandfather Clock da Kukos? Com certeza nós temos o modelo ideal para a sua decoração!
Depois de ler toda a história dos Grandfather Clocks, você ficou curioso sobre a peça? Deixe-nos um comentário.