Você sabe o que é um Grandfather Clock?

Você sabe o que é um Grandfather Clock?

Aprenda agora como deixar sua casa com mais estilo e personalidade!

Os relógios foram e ainda são ferramentas fundamentais no dia a dia das pessoas, já que podem abrigar uma quantidade de informações e funções que vão muito além da marcação de horas, minutos e segundos. Os modelos de pulso mais modernos — embora tenham foco na funcionalidade — ainda são considerados belos acessórios para quem os utiliza.

Os maiores não cabem no nosso bolso ou braço, portanto, são utilizados como objetos de decoração e até como uma mobília integrada nos cômodos da casa. É o caso do Grandfather Clock. E aí, você sabe de qual modelo estamos falando? Saiba mais sobre ele e aprenda como usá-lo na decoração!

O que é um Grandfather Clock e por que leva esse nome?

Grandfather Clock é o termo tradicional utilizado para se referir aos relógios de armário, ou, especificamente no Brasil é chamado de pedestal ou pêndulo, cujo funcionamento do mecanismo (máquina) é a corda. Você já deve ter visto algum exemplar na casa de familiares ou amigos, já que eram peças tradicionais até um tempo atrás. O Grandfather Clock se caracteriza por conter um armário de proteção e que abriga os dispositivos do relógio no seu interior. Nesse tipo de relógio, a medida do tempo funciona com base na regularidade de oscilação do pêndulo.

 

A origem do nome é curiosa e remete ao ano de 1875. Durante uma viagem à Inglaterra, o artista americano Henry Clay se hospedou em um hotel que continha um relógio de armário parado. Ao questionar os proprietários do hotel sobre o relógio, estes lhe disseram que o mesmo parou de funcionar quando os dois antigos proprietários — que eram irmãos — morreram. Verdadeira ou não, a história foi surpreendente o bastante para que o artista fizesse uma música em sua homenagem. A canção ficou conhecida como “Relógio do meu avô” (My Grandfather’s Clock).

Quando surgiu esse modelo de relógio?

Por volta de 1656, o holandês Christian Huygens aperfeiçoou um princípio de Galileu Galilei e utilizou um pêndulo para marcar as horas em um relógio. A experiência se materializou em um modelo que foi adaptado a um longo armário, o Grandfather Clock. Comparado aos relógios mecânicos anteriormente utilizados, o relógio de armário atrasava bem menos — cerca de 1 minuto a cada 4 dias — e por isso representou um grande avanço para a época. Sua criação permitiu o desenvolvimento do ponteiro dos minutos, que também foram idealizados por Huygens.

Os primeiros modelos comercializados eram fabricados em madeira de carvalho, ébano, mogno e pereira, e os detalhes entalhados eram de um ornamento singular, que representavam elementos naturais, florais e cenários da época. Hoje, esses relógios são muito mais utilizados nas residências e empresas pelo seu valor decorativo e emocional, que transmite boas lembranças e histórias de uma geração para outra.

Como usar o Grandfather Clock na decoração da casa?

O Grandfather Clock, assim como qualquer relógio antigo, é capaz de agregar valor decorativo e requinte a qualquer espaço da casa. Você pode utilizá-lo em cômodos mais sociais ou privativos, mas leve em conta que é um elemento rico em ornamentos e que, portanto, precisa de um espaço livre para ser observado nos mínimos detalhes. Também temos relógio pedestais bem modernos com design contemporâneo, que não tem fricotes… Servem para ambientes “clean”. Esses relógios, em sua grande maioria, são feitos com madeira escura, por isso geram um contraste interessante com paredes claras ou brancas.

Banner em Você sabe o que é um Grandfather Clock?

Evite mantê-los em nichos ou quartos muito pequenos, pois há o risco de perder a escala e diminuir visualmente a área disponível. Se sua decoração for mais contemporânea, vale manter o relógio como uma peça complementar ao lado de mobílias moderninhas. Agora, se sua pegada é mesmo um tema mais retrô, aproveite para deixar que o Grandfather Clock seja o destaque principal da sua sala, quarto ou cozinha. Independentemente de estilo, valorize essa relíquia para que possa ser admirada todos os dias.

Conhece alguém que tenha um Grandfather Clock em casa? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress