Relógios Cucos são peças que vão além de simples objetos de decoração, para quem já tem um cuco há anos em casa, eles são parte da família, e para quem pensa em adquirir ou recentemente fez a aquisição de um cuco, existem algumas dúvidas que iremos responder no artigo de hoje. Confira!
Como funciona um Relógio Cuco?
O Relógio Cuco funciona basicamente movido por pesos presos por correntes, que vão no interior das peças (normalmente os pesos, em formato de pinha ficam pendurados na parte inferior dos relógios). O primeiro pêndulo controla a cronometragem do tempo, o segundo o Cuco e os movimentos e o último (que pode ser ou não presente no relógio) é responsável pela característica música do relógio.
O cair dos pesos por sobre as correntes, lentamente, fazendo com que o relógio funcione. Quando um peso chegar no chão, é preciso puxar a outra ponta (outro peso), isso dará corda para que ele continue funcionando. Não há bateria, ligações elétricas ou pilhas, o movimento é comandado pelos pesos. Atualmente, muitos exemplares são fabricados com quartzo e isso tem substituído o tradicional.
Como e quando os movimentos ocorrem?
Pouco se vê o movimento dos Relógios Cuco, fora aqueles que tocam música, que é acionada a cada 1h30. O oscilação do pêndulo pode ser parada simplesmente usando o dedo, mas lembre-se: isso fará o relógio para de funcionar. Nos relógios que só é preciso dar a corda uma vez por semana, pouco se vê o movimento dos pêndulos, melhor visto nos de corda diária.
Alguns relógios possuem, logo abaixo da portinha do Cuco, dançarinos ou casais, que vão girando enquanto a música toca. São mais comuns em exemplares que toquem canções.
Como ajustar seu Relógio Cuco?
Para ajustar um Relógio Cuco é preciso colocar os ponteiros na hora desejada e puxar a corda dele (que pode ser de acionamento diário ou semanal). Será necessário “dar corda” para que o relógio funcione. Há modelos em que só é necessário puxar seu peso uma vez na semana e outros, uma vez ao dia.
Como é produzido o canto do Cuco?
A técnica utilizada hoje para fazer o áudio do canto do Cuco é basicamente a mesma que nos primórdios, porém, ela foi melhorada. Dentro do relógio há dois foles (como o das gaitas) e quando o ar é espremido para fora fica responsável por parte do movimento dos relógios. Ao ser empurrado para fora do primeiro fole, um apito é acionado, emitindo o som característico.
E aí gostou do post? Se você tiver mais dúvidas sobre o Relógio Cuco deixe nos comentários e não esqueça de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do blog!