Você conhece o pássaro cuco? 7 curiosidades sobre essa ave tradicional!

Quem já ouviu o relógio cuco tocar, seja em casa, na casa da avó ou daquele outro parente que mora longe, nunca esquece o seu som característico. O que talvez muita gente não saiba é que o som produzido, bem como o nome dado ao relógio foram criados a partir do próprio canto do macho da ave.

Ou seja, a cada hora marcada, o passarinho — entalhado na peça do relógio — produz o som que marcou e continua marcando as lembranças de muita gente. Descubra, a seguir, mais sobre essa ave tradicional e confira 7 curiosidades sobre ela!

1. Trata-se de um pássaro solitário

O pássaro cuco (Cuculus canorus) leva uma vida solitária quando não está em época de acasalamento. Nesse período, sem manter parceiro fixo, os machos chamam pelas fêmeas por meio do canto característico, que soa como “cuu-coo“.

2. É uma ave migratória

Os cucos costumam viajar longas distâncias durante diferentes épocas do ano para fugir do frio, encontrar alimentos e acasalar. Sendo assim, podem ser encontrados desde o norte da África e países europeus até a Rússia. Durante o inverno, as aves se deslocam para o sul, enquanto que no verão retornam ao norte.

3. É uma espécie imitadora

Por serem presas de falcões, os cucos desenvolveram técnicas de imitação que os permitiram enganar o predador e evitar ataques. Fisicamente, são muito parecidos com os gaviões, e algumas espécies de cuco até aprenderam a imitar o voo do predador para assustar pássaros menores.

4. Desenvolve-se rapidamente

Depois de sair do ovo, o filhote de cuco atinge o tamanho de um adulto em apenas duas semanas. Seu crescimento é tão rápido que geralmente precisa sair do ninho antes do tempo para se abrigar em galhos e continuar recebendo alimento da mãe hospedeira. Na idade adulta, pode alcançar até 50cm de comprimento, e pesar até 100g.

5. Possui alimentação variada

Na sua dieta, o pássaro cuco tem preferência por pequenos invertebrados como borboletas, aranhas, besouros, lagartas, formigas e larvas de insetos. Ocasionalmente, pode também procurar por sementes, frutos e até pequenos anfíbios ou répteis.

6. Macho e fêmea têm cores diferentes

O cuco é uma espécie de ave que apresenta dimorfismo sexual em relação à coloração. Enquanto a fêmea apresenta penas na cor ferrugem e estrias brancas na parte superior do peito, o macho é cinzento e tem estrias brancas em toda a barriga. 

7. Incorporação do pássaro cuco ao relógio

Os primeiros relógios cuco surgiram na Alemanha, em uma região conhecida como Floresta Negra. Eram fabricados por artesãos dentro de suas próprias casas durante períodos de rigoroso inverno. Quando chegava o verão, os moradores saíam da região para vender os relógios e outras artes pela América, Ásia e Europa.

Veja mais cucos

O passarinho cuco foi incorporado ao relógio juntamente com outros elementos naturais e tradicionais que existiam na Floresta Negra, bem como atividades praticadas na época — ordenha, serraria e corte de lenha, por exemplo. A maioria dos relógios recebiam essas imagens desenhadas na própria madeira da qual eram fabricados e suas duas notas musicais produziam um som semelhante ao canto do cuco. Hoje, os relógios cuco são símbolos de tradição e representam a valorização do trabalho artesanal, que era feito em conjunto com a natureza e com a união das antigas famílias.

E então, gostou de aprender mais sobre o pássaro cuco? Aproveite para compartilhar essas curiosidades com seus amigos através das redes sociais!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

6 Comentários

  1. Hi, I do think this is an excellent website. I stumbledupon it 😉 I will come back yet again since i have bookmarked it.
    Money and freedom is the best way to change,
    may you be rich and continue to help other people. http://yahoo.co.uk

    • Kukossays:

      Hi Jona,
      thank you for your kind words. We really appreciate it.
      Wish you a great weekend and hope you come back to our website whenever you like.
      Greetings from Brazil,

      Kukos =)

  2. Maria Marlene Krothsays:

    Adorei saber a história do famoso Relógio Cuco .Já estive na Floresta Negra na Alemanha gostei muito de ver uma loja que vende um grande sortimento deste tipo de relógios.

    • Kukossays:

      Prezada Maria,

      ficamos muito felizes em saber que você gostou da nossa matéria, nossas lojas são inspiradas na lojas da Floresta Negra, temos loja em Gramado e Nova Petrópolis.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  3. Rosanasays:

    Eu e meu esposo compramos um relógio cuco na Alemanha em nossa viagem de lua de Mel! Irá ficar lindo no nosso cantinho e será a lembrança física mais marcante e duradoura!
    Uma dúvida! O pássaro canta de hora em hora? Dá pra regular para apenas algumas horas do dia?
    Adorei a matéria!!!

  4. natansays:

    bom dia gente ..gostei da materia dos relogios cuco .sou relojoeiro e gosto muito de restourar relogios antigos principalmentes os cucos …abraços a todos …sou de Boituva int.de Sao paulo

Comentários estão desativados