Você conhece o pássaro cuco? 7 curiosidades sobre essa ave tradicional!

Você conhece o pássaro cuco? 7 curiosidades sobre essa ave tradicional!

Quem já ouviu o relógio cuco tocar, seja em casa, na casa da avó ou daquele outro parente que mora longe, nunca esquece o seu som característico. O que talvez muita gente não saiba é que o som produzido, bem como o nome dado ao relógio foram criados a partir do próprio canto do macho da ave.

Ou seja, a cada hora marcada, o passarinho — entalhado na peça do relógio — produz o som que marcou e continua marcando as lembranças de muita gente. Descubra, a seguir, mais sobre essa ave tradicional e confira 7 curiosidades sobre ela!

1. Trata-se de um pássaro solitário

O pássaro cuco (Cuculus canorus) leva uma vida solitária quando não está em época de acasalamento. Nesse período, sem manter parceiro fixo, os machos chamam pelas fêmeas por meio do canto característico, que soa como “cuu-coo“.

2. É uma ave migratória

Os cucos costumam viajar longas distâncias durante diferentes épocas do ano para fugir do frio, encontrar alimentos e acasalar. Sendo assim, podem ser encontrados desde o norte da África e países europeus até a Rússia. Durante o inverno, as aves se deslocam para o sul, enquanto que no verão retornam ao norte.

3. É uma espécie imitadora

Por serem presas de falcões, os cucos desenvolveram técnicas de imitação que os permitiram enganar o predador e evitar ataques. Fisicamente, são muito parecidos com os gaviões, e algumas espécies de cuco até aprenderam a imitar o voo do predador para assustar pássaros menores.

4. Desenvolve-se rapidamente

Depois de sair do ovo, o filhote de cuco atinge o tamanho de um adulto em apenas duas semanas. Seu crescimento é tão rápido que geralmente precisa sair do ninho antes do tempo para se abrigar em galhos e continuar recebendo alimento da mãe hospedeira. Na idade adulta, pode alcançar até 50cm de comprimento, e pesar até 100g.

5. Possui alimentação variada

Na sua dieta, o pássaro cuco tem preferência por pequenos invertebrados como borboletas, aranhas, besouros, lagartas, formigas e larvas de insetos. Ocasionalmente, pode também procurar por sementes, frutos e até pequenos anfíbios ou répteis.

6. Macho e fêmea têm cores diferentes

O cuco é uma espécie de ave que apresenta dimorfismo sexual em relação à coloração. Enquanto a fêmea apresenta penas na cor ferrugem e estrias brancas na parte superior do peito, o macho é cinzento e tem estrias brancas em toda a barriga. 

7. Incorporação do pássaro cuco ao relógio

Os primeiros relógios cuco surgiram na Alemanha, em uma região conhecida como Floresta Negra. Eram fabricados por artesãos dentro de suas próprias casas durante períodos de rigoroso inverno. Quando chegava o verão, os moradores saíam da região para vender os relógios e outras artes pela América, Ásia e Europa.

Banner em Você conhece o pássaro cuco? 7 curiosidades sobre essa ave tradicional!

O passarinho cuco foi incorporado ao relógio juntamente com outros elementos naturais e tradicionais que existiam na Floresta Negra, bem como atividades praticadas na época — ordenha, serraria e corte de lenha, por exemplo. A maioria dos relógios recebiam essas imagens desenhadas na própria madeira da qual eram fabricados e suas duas notas musicais produziam um som semelhante ao canto do cuco. Hoje, os relógios cuco são símbolos de tradição e representam a valorização do trabalho artesanal, que era feito em conjunto com a natureza e com a união das antigas famílias.

E então, gostou de aprender mais sobre o pássaro cuco? Aproveite para compartilhar essas curiosidades com seus amigos através das redes sociais!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress