Tudo o que você precisa saber sobre abajures Tiffany

Tudo o que você precisa saber sobre abajures Tiffany

elegância está registrada nos abajures Tiffany, seja pela forma como são trabalhados, seja pelo modo como o abajur marcou a história da decoração com seu design inovador. Considerado, ainda hoje, um clássico da decoração, ele tem visual inspirado na estética do Art Noveau, estilo que reinou como favorito de 1890 até 1910.

Se você é um admirador dos abajures Tiffany, acompanhe esse artigo e saiba o que está por trás de sua origem, seus modelos e aprenda como identificar um abajur Tiffany original.

Abajur Tiffany Abajur Tiffany 2 Abajur Tiffany 3

Quando surgiram os abajures Tiffany?

A empresa Tiffany & Co. surgiu em meados de 1837, fruto da parceria entre Jonh B. e Charles Lewis. A empresa começou com um investimento apenas US$ 1 mil e pretendia se estabelecer como uma empresa que vendia artigos de luxo para casa. Apesar de seu histórico de sucesso ter surgido logo cedo, seguido pela transformação da empresa numa das maiores joalherias do mundo, o abajur Tiffany só apareceu no ano de 1895.

A antiguidade foi fruto do trabalho do designer norte-americano Louis Comfort Tiffany e despontou como sucesso imediato por seu visual luxuoso e único. Logo se transformou no principal produto da empresa e até hoje é um item decorativo delicado, que promove uma elegância singular.

Abajur Tiffany 4 Abajur Tiffany 5 Abajur Tiffany 6

Como é feito um abajur Tiffany?

O aspecto do abajur soa familiar para quem já entrou numa igreja medieval, com seus grandes vitrais, e isso não é por acaso: o designer Comfort Tiffany trabalhou com técnicas utilizadas desde a Idade Média, produzindo manualmente a coloração do vidro e acrescentando qualidade e durabilidade na peça.

Conhecido como Favrile, e projetado com pedaços de um tipo especial de vidro fundido com óxidos metálicos, no abajur Tiffany ele ganha diversas tonalidades, formando um pequeno vitral no abajur.

Além disso, o processo de fabricação do abajur envolve técnicas nas quais são utilizadas fitas de cobre soldadas, que, junto ao pequeno vitral, formam uma peça de aspecto único.

A maioria dos modelos disponíveis possui uma base com pátina em tons de marrom e marrom esverdeado, dando ao item ainda mais opulência e presença na decoração.

Quais os modelos disponíveis?

Os abajures Tifanny estão disponíveis em 6 diferentes modelos trabalhados de maneira similar, com os efeitos vitrificados que tanto deram às peças a sua fama e charme.

Luminária Tiffany

Entre os modelos estão abajures para escrivaninha, de teto, de mesa, lustre, abajures de chão e também arandelas.

Apesar dos modelos diferentes, que podem ser instalados em ambientes completamente diversos, os abajures mantêm sua característica principal, promovendo a mesma elegância para qualquer cômodo.

Como identificar um abajur Tiffany?

É muito comum encontrar imitações de abajures Tiffany sendo vendidas como originais. Se você é um dos que está em dúvida se comprou, de fato, um abajur Tiffany original ou não, saiba que a maneira de solucionar esse mistério é rápida.

Afinal, os abajures Tiffany são todos trabalhados manualmente, e cada peça de vidro utilizada é única. Por ser um trabalho manual, essas peças de vidro possuem imperfeições aparentes, que fazem parte da marca do abajur e tornam cada um deles um item exclusivo.

Banner em Tudo o que você precisa saber sobre abajures Tiffany

Além disso, observe também os desenhos dos vitrais. Um legítimo abajur Tiffany é trabalhado principalmente com estampas florais e temas como árvores, insetos e pássaros.

E aí, o que achou do artigo? Pronto para adquirir esse clássico da decoração? Assine a nossa newsletter e receba mais artigos como esse direto no seu e-mail!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress