Saiba como decorar a árvore de Natal de forma criativa

Como decorar a árvore de Natal

O Natal é uma data comemorativa que desperta maravilhosas lembranças na maioria das pessoas. Trata-se de uma época muita aguardada: afinal, a festa natalina é marcada pela reunião de parentes e amigos em uma saborosa ceia, além da troca de presentes entre as pessoas amadas.

Acredita-se que a árvore de Natal, um dos símbolos natalinos, tenha sido criada na Alemanha, durante o século XVI, estando associada à comemoração cristã do nascimento de Jesus Cristo.

 

Em 1841, o príncipe alemão Albert, casado com a rainha britânica Vitória, montou uma árvore no Palácio Real. Já em 1846, a revista Illustrated London News publicou uma foto da família real ao redor da árvore. Esses fatos colaboraram para a difusão da tradição da árvore de Natal pelo mundo, costume que chegou ao Brasil por volta do século XIX.

E você, já sabe como vai decorar a árvore de Natal da sua festa de fim de ano? No artigo de hoje, aprenda como escolher e enfeitar a sua árvore com criatividade!

Tipos de árvores, tamanhos e posicionamentos no ambiente

No momento de comprar uma árvore de Natal, surgem várias dúvidas. Por isso, vamos ajudar com alguns conselhos. Antes de tudo, vamos lembrar que existem dois tipos de árvores: o pinheiro natural e a árvore sintética.

 

O pinheiro natural requer mais cuidados, pois pode murchar rapidamente. Ele deve ser plantado em um vaso com bastante terra, contendo um recipiente com água embaixo. De toda a forma, ele provavelmente morrerá após algum tempo, já que a sua raiz é retirada no ato da venda.

Já a árvore sintética é ecologicamente correta e pode servir por muitos anos. Atualmente, é possível comprar réplicas de alta qualidade que reproduzem o formato de pinheiros alemães, alguns até mesmo com aspecto de neve sobre os galhos, para decorar a sala de estar no Natal.

Banner árvore de Natal

O tamanho da árvore deve respeitar a altura do pé direito do ambiente em que for colocada. Para um cômodo com um teto de 2 metros de altura, por exemplo, uma árvore de 1 metro e 70 centímetros é perfeita.

Procure deixar um espaço de pelo menos 30 centímetros entre o teto e o topo da árvore para que o adereço natalino não transmita uma sensação de falta de espaço ao cômodo.

É importante que a árvore seja colocada em locais que não atrapalhem a circulação das pessoas. Por isso, prefira cantos ou espaços próximos às paredes.

 

Como decorar a árvore de Natal

Esse é um momento que pode ser compartilhado com toda a família. Para começar, é fundamental definir que estilo de decoração você quer para a sua festa. Vamos destacar, a seguir, 3 dicas para inspirar a sua criatividade.

1. Decoração infantil

Conveniente para casas com crianças, a decoração infantil deve ser pensada para que o ambiente fique lúdico e acolhedor.

Solte a sua imaginação e brinque com elementos variados. Algumas ideias são: bonecos de neve e de biscoito, corações, estrelas e pirulitos coloridos. Pode-se usar também bolas de Natal vermelhas com listrinhas brancas e enfeites que imitem caixas de presente.

2. Decoração clássica

Nesse caso, os enfeites devem remeter à história do Natal, com símbolos cristãos e grandes bolas vermelhas ou douradas. Um ornamento que cai bem são as grinaldas, as quais devem ser distribuídas harmoniosamente de cima para baixo por toda a árvore.

As luzes artificiais também devem ser desenroladas do topo até os galhos mais baixos, e a fiação elétrica poderá ficar escondida no interior da árvore.

3. Decoração moderna

Aqui, você pode usar uma abordagem minimalista, com poucos enfeites, dando espaço para elementos sofisticados, como as bolas de vidro. Destacando-se pelo brilho, elas proporcionam um visual arrojado. Outra opção interessante são as bolas de Natal com luz interna de led, que são acionadas por controle remoto.

Uma árvore moderna pode ainda ser enrolada com elegantes fitas decorativas translúcidas, através das quais será possível ver as luzes artificiais, ou então receber uma decoração nevada (nesse caso, as bolas de cor azul combinam bem).

Banner da árvore de Natal como símbolo natalino

Gostou de aprender como escolher e decorar a árvore de Natal para a sua festa? Para ficar sempre atualizado com dicas interessantes como a de hoje, aproveite também para curtir a nossa página no Facebook!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress