Relógio de pêndulo: como funciona?

Quando o assunto gira em torno de relógios clássicos e elegantes, é impossível não se lembrar dos relógios de pêndulos. Geralmente presentes em casas de avós e antiquários, costumam ser objetos renomados, com grande valor estético e histórico, evocando boas memórias a quem o possui por longa data.

No entanto, além de bonitos e valiosos, os relógios de pêndulo são reconhecidos por seu ruído característico, um “tic tac” bem forte e claro. Mas você sabe como ele se forma no interior do artefato? E como funciona esse tipo de relógio?

 

Neste post você conhecer um pouco mais sobre ele e vai encontrar as respostas para as perguntas acima. Confira!

Quem inventou o relógio de pêndulo

Galileu Galilei foi o primeiro a observar o movimento do pêndulo, quando notou como os candelabros suspensos da Catedral de Pisa oscilavam de um modo regular, em um mesmo período de tempo, mesmo que a amplitude de oscilação fosse diferente. Chegou mesmo a fazer alguns relógios utilizando esse sistema. Entretanto, o relógio de pêndulo foi patenteado pelo holandês Christian Huygens, que o aperfeiçoou em 1656.

 

O pêndulo do relógio

O que chamamos de pêndulo nada mais é do que um objeto maciço acoplado a uma haste bem mais leve do que ele. O movimento do conjunto é determinado pela força da gravidade pelo comprimento da haste, que é responsável pelo tempo de oscilações completas do sistema. Denomina-se de “período do movimento” o tempo necessário para que o pêndulo realize uma oscilação completa em um determinado período de tempo, que também sofre influência do comprimento da haste.

Banner em Relógio de pêndulo: como funciona?

Função do peso

O peso fornece energia para que o relógio funcione por um preciso período de tempo. Quando ele sobe, armazena energia potencial gravitacional que, à medida em que ele desce, é convertida em energia cinética, responsável pelo funcionamento do relógio. Para controlar essa descida, existe o sistema de escape, composto pela roda de escape e pela âncora. Enquanto a âncora libera e trava o movimento da roda de escape, esta última faz com que o peso desça na marcha controlada pela âncora. O contato constante das duas produz o famoso e característico ruído de “tic tacdos relógios de pêndulo.

 

Tipos de engrenagens

As engrenagens são responsáveis pelos movimentos dos ponteiros dos relógios. Quando estão unidas pelo mesmo eixo, possuem a mesma velocidade angular, no entanto, a velocidade linear de cada uma é diferente. Quando elas estão acopladas, engrenagens de tamanhos diferentes estão em contato, logo, a velocidade linear é igual e a velocidade angular é diferente.

Os relógios de pêndulo, além de valiosos, são reconhecidos como obras de arte por todo o seu conjunto. Seu interior tem tanto valor quanto seu exterior, e são muito apreciados, não apenas por colecionadores; assim, é importante conhecer suas características e entender como esses relógios funcionam.

Banner 2 em Relógio de pêndulo: como funciona?

Gostou de saber como funciona o relógio de pêndulo? Tem alguma dúvida a respeito do assunto? Comente no post e nos diga o que achou do conteúdo!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress