Relógio de pêndulo: como funciona?

Quando o assunto gira em torno de relógios clássicos e elegantes, é impossível não se lembrar dos relógios de pêndulos. Geralmente presentes em casas de avós e antiquários, costumam ser objetos renomados, com grande valor estético e histórico, evocando boas memórias a quem o possui por longa data.

No entanto, além de bonitos e valiosos, os relógios de pêndulo são reconhecidos por seu ruído característico, um “tic tac” bem forte e claro. Mas você sabe como ele se forma no interior do artefato? E como funciona esse tipo de relógio?

Relógio Carrilhão Pedestal Arendal

Neste post você conhecer um pouco mais sobre ele e vai encontrar as respostas para as perguntas acima. Confira!

Quem inventou o relógio de pêndulo

Galileu Galilei foi o primeiro a observar o movimento do pêndulo, quando notou como os candelabros suspensos da Catedral de Pisa oscilavam de um modo regular, em um mesmo período de tempo, mesmo que a amplitude de oscilação fosse diferente. Chegou mesmo a fazer alguns relógios utilizando esse sistema. Entretanto, o relógio de pêndulo foi patenteado pelo holandês Christian Huygens, que o aperfeiçoou em 1656.

Relógio Carrilhão De Mesa Cleo

O pêndulo do relógio

O que chamamos de pêndulo nada mais é do que um objeto maciço acoplado a uma haste bem mais leve do que ele. O movimento do conjunto é determinado pela força da gravidade pelo comprimento da haste, que é responsável pelo tempo de oscilações completas do sistema. Denomina-se de “período do movimento” o tempo necessário para que o pêndulo realize uma oscilação completa em um determinado período de tempo, que também sofre influência do comprimento da haste.

banner carrilhão

Função do peso

O peso fornece energia para que o relógio funcione por um preciso período de tempo. Quando ele sobe, armazena energia potencial gravitacional que, à medida em que ele desce, é convertida em energia cinética, responsável pelo funcionamento do relógio. Para controlar essa descida, existe o sistema de escape, composto pela roda de escape e pela âncora. Enquanto a âncora libera e trava o movimento da roda de escape, esta última faz com que o peso desça na marcha controlada pela âncora. O contato constante das duas produz o famoso e característico ruído de “tic tacdos relógios de pêndulo.

Relógio Carrilhão De Parede Coastal Point

Tipos de engrenagens

As engrenagens são responsáveis pelos movimentos dos ponteiros dos relógios. Quando estão unidas pelo mesmo eixo, possuem a mesma velocidade angular, no entanto, a velocidade linear de cada uma é diferente. Quando elas estão acopladas, engrenagens de tamanhos diferentes estão em contato, logo, a velocidade linear é igual e a velocidade angular é diferente.

Os relógios de pêndulo, além de valiosos, são reconhecidos como obras de arte por todo o seu conjunto. Seu interior tem tanto valor quanto seu exterior, e são muito apreciados, não apenas por colecionadores; assim, é importante conhecer suas características e entender como esses relógios funcionam.

banner carrilhão

Gostou de saber como funciona o relógio de pêndulo? Tem alguma dúvida a respeito do assunto? Comente no post e nos diga o que achou do conteúdo!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

4 Comentários

  1. Lizsays:

    Maravilhosa explicação sobre os relógios de pêndulo! Conhecimento é cultura!

    • Kukossays:

      Oi Liz,

      ficamos felizes em saber que gostou do nosso texto, em breve estaremos com novidades!!

      Atenciosamente
      Família Kukos

  2. Mário Sabatinesays:

    Há muita física e matemática nestes maravilhosos relógios, é fantástico como eles se tornaram tão precisos, ao longo do tempo. Além do suave tic tac os periódicos avisos sonoros relativos ao horário são um show a parte. Podemos chamá- los de obras de arte com certeza. Parabéns a vocês por difundirem essa tradição tão pouco conhecida em nosso país. Nos países da Europa e nos Estados Unidos eles são peças comum nos lares, quem os conhecem e possuem não ficam longe dessas máquinas extraordinárias. Um grande abraço a vocês.

    • Kukossays:

      Prezado Mário,

      muito obrigada pelo comentário e pelo carinho.
      Quando vieres para Gramado ou Nova Petrópolis venha nos visitar.
      Uma ótima semana para você!
      Atenciosamente
      Família Kukos

Comentários estão desativados