Qual seu estilo de decoração: retrô, clássico ou moderno?

Qual seu estilo de decoração: retrô, clássico ou moderno?

Mais do que apenas um conjunto de objetos de alto apuro estético, decoração tem muito a ver com a personalidade de quem a compõe. Poder inserir em seu lar um pouco da sua essência, suas características e experiências pessoais é o que torna a decoração uma verdadeira arte, pronta para ser explorada por aqueles que não temem ousar.

Entre tantas opções para compor seu décor, os estilos retrô, clássico e moderno estão entre os mais escolhidos por quem deseja inserir personalidade na composição do lar. Confira a seguir as principais características de cada um desses estilos de decoração.

Banner em Qual seu estilo de decoração: retrô, clássico ou moderno?

Estilo de decoração retrô

Esse estilo se baseia na utilização de peças que remetem ao passado – a famosa “cara de casa de vó” –, com muita história a ser contada. A decoração pode ser composta tanto por produtos vintage (peças originais da época) quanto por objetos retrô (peças modernas com releitura remetendo ao passado). Suas linhas são mais arredondadas e suas cores vão dos tons alegres e vibrantes aos pastéis coloridos. O décor retrô também comporta bem a inserção de elementos de outros estilos, tornando sua decoração democrática e abrangente.

Você pode apostar em mobília colorida, como cadeiras e mesa, para dar um up na sala de jantar, por exemplo. Móveis como buffets e aparadores ganham um toque retrô instantâneo ao apresentarem pés-palito, a cara desse estilo. Para quem curte manter o passado aceso, com suas histórias e lembranças, o estilo retrô é a solução perfeita.

Relógio Carrilhão Pedestal Majestic II

Estilo de decoração clássico

Um dos estilos mais atemporais de todos, o clássico é para quem preza por requinte e elegância. Guiada por uma paleta de cores neutras, a decoração clássica é regida por móveis imponentes e produzidos em madeira nobre, como a nogueira, a cerejeira e o mogno. Detalhes entalhados elevam o status da mobília, tornando-as estrelas principais de qualquer ambiente.

Para tornar o clássico digno de autenticidade, a madeira deve ser na tonalidade mais natural possível, o que insere dramaticidade à composição e pede por acabamentos têxteis de cores mais suaves, como a pérola e a cor marfim. Estofados em botonê e capitonê tornam-se peças valiosas de decoração e, devido à opulência do móvel com seu trabalhado, os objetos decorativos ganham pouco espaço neste estilo. Aposte em materiais certeiros como mármore, cristais e prata: além de exaltar o requinte do décor, sua elegância é inquestionável.

Relógio Cuco Alemão Clássico Eletronico

Estilo de decoração moderno

Guiado por linhas puras e móveis funcionais, o décor moderno tem tudo a ver com perfis mais práticos. Minimalista em sua essência, esse estilo tem preferência por cores mais neutras, como preto e branco, e preza pela presença mínima de artigos decorativos, em contraponto com a ornamentação por vezes excessiva do estilo clássico.

É importante ressaltar o papel fundamental da qualidade e usabilidade de cada artigo que irá compor a decoração de estilo moderno: devido ao apelo minimalista, cada peça tem destaque absoluto; por isso, atente-se a acabamentos refinados e materiais com longa vida útil. Para aderir ao estilo sem erro, aposte em móveis, artigos e utensílios feitos em materiais como o vidro, o aço inoxidável e a madeira laqueada.

Abajur Tiffany

Conseguiu identificar o seu estilo? Então não deixe de ficar por dentro de todas as novidades sobre decoração e muito mais curtindo a nossa página no Facebook!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress