Ostereier: conheça as tradições da Páscoa na Alemanha

Antigamente, a região da atual Alemanha era habitada por povos que denominamos germânicos. Os germânicos tinham uma cultura própria, e cultivavam bastante a natureza e os deuses que representavam os elementos da vida.

Na Idade Média, com a ajuda da Igreja católica, muitos desses costumes foram incorporados ou associados a algumas tradições que conhecemos hoje, misturando componentes culturais.

Dica: Você sabe quem foram os irmãos Grimm?

Foi o que aconteceu com a Páscoa, na qual uma divindade que simbolizava a primavera foi substituída pelo famoso coelhinho. A data também foi incrementada com outros costumes interessantes, como o Ostereier, a divertida pintura de ovos.

Neste post, você vai conhecer as tradições da Páscoa na Alemanha e entender suas diferenças e semelhanças com as tradições da Páscoa comemorada aqui no Brasil. Confira!

Origem da comemoração

Segundo os irmãos GrimmOstern — que significa Páscoa — era uma deusa que representava a primavera. Essa entidade simbolizava a vitória sobre o frio e a ascensão do tempo de calor e vida nova.

A partir dessa ideia, os povos germânicos adotaram o ovo como símbolo da comemoração, visto que dentro dele estava vida que viria a surgir.

Artigos de Páscoa Kukos, clique nas imagens abaixo e confira mais detalhes!

Coelha MarieCoelho Joe 

Mudanças que ocorreram ao longo dos séculos

Com o tempo e com a chegada do cristianismo à Europa, os traços de ambas as culturas foram associados e, gradativamente, alguns elementos foram substituídos. O famoso coelhinho da Páscoa é recente e está associado à ideia de fertilidade e vida abundante.

Hoje em dia, os alemães comemoram a Páscoa como o dia da Ressurreição de Cristo, e alguns dias da semana que a precedem são considerados sagrados por eles, como no Brasil.

Dica: Conheça mais sobre as tradições trazidas pelos imigrantes alemães

A Sexta-feira Santa chama-se Karfreitag e, assim como aqui, os cristãos alemães não consomem carne vermelha em respeito ao sofrimento de Jesus Cristo. No domingo de Páscoa há um banquete especial, o Ostern Brunch, em que é servida carne assada e ovos coloridos decoram a mesa. 

O mais interessante é que o dia seguinte, o Ostermontag (a segunda-feira de Páscoa) é também feriado e a festa continua. Isso é um costume que prevalece em todas as datas comemorativas do país, como no Natal.

Tradições da Páscoa na Alemanha

Ovos coloridos e decoração da Árvore Pascal

Uma tradição bastante conhecida de Páscoa na Alemanha é a Ostereier, a pintura dos ovos de Páscoa. Esse ovos não são grandes e de chocolate como no Brasil, pelo contrário: são ovos de galinha ou de pássaros pequenos que são pintados e dados de presente a familiares, vizinhos e amigos.

No domingo de Páscoa, os ovos são postos na mesa do banquete ou usados como enfeite na hora de decorar a Árvore de Páscoa. Essa árvore é feita de galhos secos e os ovos coloridos, e representa a alegria da ressurreição de Cristo.

Dica: Saiba também como são as feiras e o Natal na Alemanha!

Uma atividade bastante interessante é a procura dos ovos coloridos, a Ostereier Suchen, bastante praticada no país. Os pais costumam esconder os ovos nas casas, jardins e parques, e pedem que seus filhos os encontrem. Os ovos, então, são comidos no decorrer na comemoração 

A famosa competição de ovos

Um dos jogos prediletos da população alemã nos tempos de Páscoa é a competição de ovos. Nela, o jogador bate seu ovo colorido no do adversário. Dependendo do impacto um dos ovos pode quebrar, e isso determinará quem é o vencedor. O perdedor, com o ovo quebrado, terá de comê-lo como parte da tradição.

A fogueira do dia de Páscoa

Outro costume bem tradicional no dia de Páscoa é a fogueira de Páscoa, chamada OsterfeuerEssa fogueira é acendida desde os tempos dos povos germânicos, e tem como função afastar energias negativas e atrair bons fluidos e sorte. Hoje ela é acendida por famílias inteiras e moradores de pequenas vilas que seguem a tradição.

As tradições da Páscoa na Alemanha podem ter mudado ao longo do tempo, mas muitas de suas raízes permanecem firmes até os dias de hoje. As pessoas ainda comemoram a vinda da primavera, mas dessa vez junto à Ressurreição de Cristo.

E você, gostou desse conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos as interessantes tradições alemãs!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0