DIY: construa seu próprio calendário do advento para esperar o Natal

Natal é época de acolhimento, de família reunida e de cheirinho de comida boa saindo do forno. Época de renovar as esperanças e relembrar as tradições.

E que tal juntar as pessoas queridas, colocar uma torta deliciosa no forno e construir um calendário do advento a muitas mãos para esperar por este feriado? Esta tradição alemã é um mimo e traz ainda mais encanto para as crianças e adultos que esperam ansiosamente pela melhor época do ano.

Veja aqui algumas dicas importantes e ideias criativas e muito simples para fazer o seu! 

Saiba o que todo calendário do advento precisa ter

De acordo com a tradição, este calendário é uma espécie de contagem de dias até o Natal, que começa no dia primeiro de dezembro e vai até o dia 24.

Por isso, todos eles são formados por 24 “partes”, que podem representar o número de surpresas, contos, mensagens, poemas, enfeites, presentes e o que mais você pode imaginar.

Essencialmente, é importante que o calendário do advento tenha elementos atrativos para despertar nas pessoas a vontade — e até um pouco de ansiedade — para ir contando cada um dos dias.

Escolha materiais que possam ser manipulado por crianças de todas as idades

Fazer um calendário que tenha mensagens escritas, por exemplo, pode não ser ideal para crianças que ainda não foram alfabetizadas. Usar sons, objetos, brinquedos e materiais estimulantes, por outro lado, pode ser uma boa pedida. 

Cobrir os dias e deixar com que as crianças os descubram é mágico e muito divertido. Seu calendário pode ser feito de gavetinhas com chaves, por exemplo, para causar este efeito.

Insira atividades na rotina da turminha que a faça querer ter as chaves para abrir as gavetas, como uma recompensa por ajudar nas tarefas de casa ou por ter executado bem a atividades na escola. 

Use o que tem em casa e, sobretudo, a imaginação

Caixas de fósforo, potes, latinhas de balas, forminhas de cupcakes e até rolo de papel higiênico: o calendário deve acompanhar o estilo de vocês e não ser um gasto a mais.

O que importa mais ao fazerem juntos o calendário do advento é o processo, a oportunidade de passarem um tempo juntos fazendo algo que desperta sentimento de carinho, amor e valorização das tradições.

Solte a criatividade e escute o que as crianças têm a dizer. Elas costumam ter ideias maravilhosas para aquele par de meias de lã ou para aqueles enfeites de Natal que você nem usa mais.

Integre o calendário aos demais elementos da decoração de Natal de sua casa

Aproveite a máxima “o melhor da festa é esperar por ela” e capriche nos detalhes. Escolha um lugar especial — e acessível — para seu calendário do advento para que ele, por si só, esteja envolto pela magia do Natal.

Um bom lugar pode ser aquele cantinho próximo à árvore ou na mesa de jantar. Lembre-se que ele será convidado de honra da noite do dia 24. Por isso, capriche também da surpresa que será desvendada neste dia!

Faça do calendário um contador de histórias

Uma boa forma de escolher os elementos surpresa do calendário do advento é criar uma narrativa. Você pode usar dos seus 24 dias para contar sobre curiosidades do Natal, suas tradições, a história por trás de cada peça decorativa e principalmente sobre sentimentos de união e fraternidade.

Crie conteúdo para o seu calendário do advento e contribua para que a cultura e as tradições da família sejam repassadas, valorizadas e que sirvam para uni-los ainda mais!

E aí, gostou de nossas dicas para criar um calendário do advento com a cara da sua família? Então aproveite para entrar ainda mais no clima de Natal e leia várias curiosidades sobre esta tradição ao redor do mundo!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"