Como funciona um relógio carrilhão?

Quem não carrega as boas lembranças da casa dos avós, recordando os sons, os cheiros, a mobília e todas as outras coisas que compunham o visual daquele local? Algo que é comum nesse tipo de ambiente e, consequentemente, em nossas recordações, é o imponente relógio carrilhão e seu ressoar característico.

Conheça mais sobre essa maravilha histórica em nosso post de hoje e aprenda alguns detalhes importantes sobre a sua manutenção!

O que é o relógio carrilhão?

O relógio carrilhão é uma verdadeira obra de arte de alto valor agregado, tendo sua mecânica minuciosamente pensada para além de informar as horas de maneira precisa e emitir um belíssimo som a cada hora ou intervalo, que pode ser de 15 ou 30 minutos.

Relógio Carrilhão Pedestal

Inventado por Christian Huygens e tendo sua primeira construção realizada por Salomon Coster em 1656, essa histórica peça foi inspirada pela pesquisa com pêndulos realizada pelo físico Galileu Galilei, juntamente com seu filho, no ano de 1600. Nessa época a precisão na marcação de horas a partir do movimento pendular já era impressionante, mas a consolidação do relógio carrilhão como um objeto preciso e funcional para residências, igrejas e demais locais, ocorreu no século XVIII, o que acabou por popularizá-lo não só por sua utilidade, mas também pela beleza de sua construção e do seu apreciado ressoar.

Como funciona?

O que determina a precisão do relógio carrilhão é a calibragem do peso do seu pêndulo, assim como do que chamamos de “fuga de energia”, determinada pelas engrenagens e roldanas presentes na construção da peça.

O que mantém a energia cinética do movimento do pêndulo para que ele vença a resistência do ar e continue na constante variação de exatamente um segundo por ciclo é a famosa “corda” que, em seu desenrolar extremamente preciso, mantém a alimentação do movimento, assim como a dos componentes que farão o relógio emitir seu característico som em um período pré-determinado.

De que forma mantenho o relógio carrilhão funcionando perfeitamente?

O relógio carrilhão, por ser um instrumento movido à energia 100% mecânica, requer alguns cuidados que apenas um profissional especializado conseguirá colocar em prática, como a calibragem dos seus componentes, por exemplo. Mas acertar seus ponteiros, assim como “dar corda”, é algo bem simples de ser feito e você mesmo poderá fazê-lo sempre que necessitar.

  • Normalmente, o relógio carrilhão é feito para funcionar por sete ou oito dias. Dessa forma, não se esqueça de “dar corda” a cada semana. Isso pode ser feito primeiramente identificando qual é o modelo do relógio, que geralmente é regulado por uma chave própria, acessando os orifícios presentes próximos aos números 3 (III) 6 (IV) e 9 (IX) e girando-a no sentido horário (ou anti-horário, dependendo do fabricante).
  • No caso dos relógios de corrente, basta acessá-las na parte inferior do mostrador e puxar cada uma delas até que os pesos estejam o mais próximos possíveis da parte superior do compartimento.
  • Acertar os ponteiros também não é nada complicado. Com o pêndulo parado, basta mover o ponteiro dos minutos, e apenas ele, sempre no sentido horário e configurar para o horário desejado. Se as melodias e badaladas do relógios estiverem ligadas, deve-se parar o ponteiro dos minutos de 15 em 15 minutos. Por exemplo: 11:15, primeira parte da melodia; 11:30, segunda parte da melodia; 11:45,  terceira parte da melodia e 12 horas toda a melodia mais as 12 badaladas. É preciso esperar para que o relógio toque parte das melodias e na hora cheia toda a melodia e o número de horas. Somente se a melodia e as badaladas estiverem desligadas, é possível passar o ponteiro direto. Importante ressaltar que você nunca deve girar o ponteiro das horas, mas sempre o ponteiro dos minutos.
  • Lembre-se de que todos esses movimentos devem ser feitos de forma bem suave, sem forçar nenhuma peça. Caso você encontre resistência em qualquer um dos procedimentos ou note que o relógio passou a se mover rápido demais ou mais lentamente após essas operações, procure um relojoeiro especialista.
  • Nos relógios carrilhões novos alguns deles vem com a opção de desligamento automático noturno, isso é o relógio desliga a sua melodia e badaladas as 21:45 e volta a tocar as 7:45. O relógio continua funcionando, porém de forma silenciosa para não atrapalhar o sono. 
  • Outra coisa sobre a limpeza da madeira do relógio, sempre usar somente um pano seco ou levemente umedecido para limpar a caixa do relógio, jamais passar lustra móveis ou óleo de peroba, pois as madeiras usadas para a fabricação dos relógios são bem secas e não aceitam estes produtos, ficando assim manchadas. 
  • A lubrificação do mecanismo varia em torno de 10 a 15 anos. Em regiões onde existam problemas com a maresia, a recomendação é que se faça o procedimento a cada a cada 10 anos.
  • Outra questão que deve ser lembrada é a importância de manter seu relógio carrilhão sempre devidamente nivelado. Para isso, utilize um nível d’água todas as vezes que precisar mexer na peça.
  • A Kukos possui uma rede de assistência técnica pelo Brasil que pode lhe auxiliar a manter o seu relógio funcionado e bem cuidado.

Veja mais Carrilhões

Ainda ficou alguma dúvida sobre como funciona ou sobre a manutenção dos relógios carrilhão? Ou até mesmo contar alguma experiência ou recordação relativa à essa verdadeira obra de arte? Então não deixe de participar da conversa nos comentários!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

24 Comentários

  1. Lédio Carlos Carollosays:

    Comprei um relógio carrilhão de parede na Kukos já faz uns três anos, foi um sonho realizado em ter um relógio deste tipo em casa. Minha esposa sempre diz que não consegue mais imaginar o nosso lar sem a melodia e as badaladas do relógio.

    • Kukossays:

      Prezado Lédio,
      estamos muito felizes em receber o seu comentário e honrados por poder fazer parte destes momentos únicos.
      Esperamos poder rever-los em breve na Kukos.
      Um ótima semana para você e sua esposa.
      Com carinho.
      Família Kukos =)

  2. Virginiasays:

    O relojoeiro indicado pela Kukos na Av Farrapos não tem atendido o telefone. Tem outro para indicar? Para lubrificar carrilhão

    • Kukossays:

      Bom Dia Virginia,
      em Porto Alegre só temos o Ezequiel, tenho um outro contato dele, talvez lhe ajude 51 8416-9640.
      Atenciosamente
      Christine

  3. Prof. Feichassays:

    Tenho um carrilhão da Despertex Manaus.
    Preciso fazer manutenção.
    Vocês têm como indicar alguém em Niterói, RJ?

    • Kukossays:

      Oi Prof. Feichas,

      podemos sim lhe auxiliar, por favor entrar em contato com o Diego pelo e-mail diego@kukos.com.br ele irá lhe informar a assistência mais próxima.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  4. Maria Nevessays:

    Prezado, tenho um relógio ansonia oito com dias do mês, só que as badaladas não coincide com as horas . Como faço pra corrigir ? Ficarei muito grata pela resposta

    • Kukossays:

      Bom Dia Maria,
      podemos lhe indicar um relojoeiro próximo a você, por favor entre em contato com o Diego pelo e-mail contato@kukos.com.br explicando problema e a cidade onde moras, ele iria lhe retornar com todas as informações.
      Atenciosamente
      Christine

  5. Fernando Manzano Mesquitasays:

    Bom dia , tenho um relógio carrilhão pedestal musical de 3 pesos herdado do meu Avô e gostaria de saber onde posso dar manutenção em Goiânia-GO.
    teriam alguém pra indicar ?
    Obg.

    • Kukossays:

      Bom Dia Fernando,
      você pode entrar em contato como Diego pelo e-mail diego@kukos.com.br, ele ira lhe indicar a assistência mais próxima da sua cidade.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  6. Alessandro Guilherme da Costasays:

    Convivo com um carrilhão Junghans por toda a minha vida. Recentemente adquiri um Ansonia Clock, este ainda carecendo de alguns ajustes. Gostei muito de suas dicas.

    • Kukossays:

      Olá Alessandro,
      ficamos felizes que tenhas gostado das nossas dicas.
      Estamos sempre à disposição.
      Atenciosamente
      Família Kukos

  7. Francisco Machado Filhosays:

    Meu relógio esta com batidas de horas de forma estranha. Por exemplo: às 12 horas, as primeiras 2 ou 3 batidas são em espaços normais e as seguintes em disparada.
    O que é isto e como corrigir?
    Grato pela atenção
    FMachado
    Viçosa-MG

    • Kukossays:

      Oi Francisco,
      fizemos um video explicando o ajuste dos ponteiros, basta acessar a nossa fanpage no facebook Kukos Importadora.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Atenciosamente
      Christine

  8. Carlos A. L. Oliveirasays:

    Qual a diferença de um relógio carrilhão de um não carrilhão. São os pontos de corda?

    • Kukossays:

      Bom Dia Carlos,

      a diferença entre carrilhão e outros relógios é que o carrilhão sempre toca de 15 em 15 minutos.
      Estamos à disposição para maiores informações.

      Atenciosamente
      Família Kukos

  9. Carlos Fanucchisays:

    Tenho um relógio carrilhão da despertex amazonas.

    A corrente do da corda das batidas soltou do peso quando eu estava dando cordas e está travada. Como posso destravá-la?

    Agradeço a atenção

  10. Tenissonsays:

    Olá, bom dia. Eu tenho um relógio carrilhão que comprei nos EUA. Marca Colonial, que está parado por muito tempo. Eu acho que uma das molas onde fica o peso quebrou e o peso caiu. Tem algum relojoeiro em Manaus que faça esse reparo? Depois de reparado, eu gostaria de vender. Quanto eu posso pedir por um relógio carrilhão?

  11. Celsosays:

    Meu relogio oito nas horas cheias está batendo antes das horas cheias, como devo proceder?

    • Kukossays:

      Bom Dia Celso,

      em nosso site temos um link que da diretamente para a assistência, eles poderão lhe indicar uma assistência próxima a você.
      Segue o link https://kukos.com.br/pagina-contato
      Atenciosamente
      Família Kukos

  12. Fabianosays:

    Boa noite estou para comprar um carrilhão, pois não possui nome nem furaçao do nome e o dono disse que ele está atrasando. Teria algum relojoeiro RJ se for zona oeste melhor ainda. Obg

    • Kukossays:

      Bom Dia Fabiano,

      em nosso site temos o link assistência técnica, favor entrar em contato por lá, eles lhe indicarão um relojoeiro no Rio de Janeiro.
      https://kukos.com.br/pagina-contato
      Atenciosamente
      Família Kukos

Comentários estão desativados