6 dicas de turismo em Gramado para aproveitar a cidade ao máximo

6 dicas de turismo em Gramado para aproveitar a cidade ao máximo

Gramado é uma das cidades mais adoráveis do Brasil. Com forte influência europeia, principalmente na arquitetura e gastronomia, a cidade é um dos principais destinos de inverno dos brasileiros. Mas engana-se quem acredita que a cidade só funciona durante o inverno! Atualmente, o turismo em Gramado é bem estruturado e oferece atrações para o ano todo.

Listamos aqui as melhores dicas para curtir Gramado, que está localizada a apenas 115 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Confira!

Conheça o Lago Negro

Esse é um dos passeios mais clássicos de Gramado. Bastante tranquilo, é ideal para quem deseja descansar, caminhar e contemplar uma bela paisagem. O Lago Negro foi construído artificialmente: a história local conta que um morador trouxe da Floresta Negra, na Alemanha, algumas árvores para serem plantadas em volta dele – daí se originou seu nome.

A principal atração desse destino é o passeio de pedalinho, muito procurado por famílias e casais. Além disso, entre os meses de novembro e janeiro é possível contemplar toda a beleza dos arbustos de hortênsias que estão nas redondezas do Lago Negro.

Dica: Cidades do Sul do Brasil para visitar nas festas de fim de ano

Prove delícias na Casa do Colono

Localizada na Praça das Etnias de Gramado, a Casa do Colono é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. O local oferece produtos artesanais produzidos por 15 colônias alemãs e italianas da região: lá, o turista pode se deliciar com as geleias, sucos, queijos, biscoitos e muitos outros quitutes!

O destaque do local são os pães e as cucas. Aos finais de semana, as iguarias são assadas em um forno à lenha instalado ao lado da loja, permitindo que os visitantes acompanhem todo o processo – além de degustar tudo quentinho, é claro! Esse é um passeio no mínimo delicioso!

Visite a Rua Coberta

A Rua Coberta tem cerca de 100 metros de extensão e um belo telhado de vidro. No local, os visitantes encontram cafés, restaurantes, lojas entre muitos outros estabelecimentos. Além disso, costuma ocorrer diversos eventos, tais como, desfile de moda, exposição de orquídeas e apresentações natalinas.

Além de ganhar uma decoração muito especial, na época do Natal a Rua Coberta conta com a famosa Árvore Cantante, uma tradicional apresentação de corais de Gramado que deixam os turistas encantados!

Árvore de Natal - Pinheiro Nevado

Experimente a maravilhosa gastronomia

Ao decidir visitar Gramado, o melhor a fazer é deixar a dieta um pouquinho de lado e se render às delícias locais. Comece pelo café colonial: servido em diversos restaurantes e hotéis, essa refeição possui diversas opções de pães, bolos, biscoitos, entre muitas outras delícias. As sequências de fondues também fazem parte do roteiro gastronômico da cidade. É impossível ir embora sem ter experimentado o prato pelo menos uma vez, com destaque para o de queijo e o de chocolate.

E já que Gramado tem muitos descendentes de alemães, um dos restaurantes imperdíveis da cidade só poderia ter culinária germânica! O Fritz Haus é um dos mais conhecidos da cidade e oferece entre as diversas opções de pratos alemães, uma ótima oportunidade para provar diversas iguarias em uma só visita.

Aproveite o Natal Luz, tradição do Turismo em Gramado

O Natal Luz é um evento que inicia entre o final do mês de outubro e começo de novembro, indo até meados de janeiro. Durante esse período, a cidade fica iluminada, bem decorada com os elementos natalinos e há muitas atrações, como shows, apresentações, coral e a Vila do Papai Noel para a garotada tirar fotos com o bom velhinho. O Natal Luz é uma tradição do Turismo em Gramado que se renova anualmente e fica cada vez maior!

Visite a Igreja São Pedro

A igreja matriz de Gramado leva o nome do padroeiro da cidade, São Pedro. Trata-se de uma construção em pedra basáltica, com vitrais que foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e apresentam passagens do Apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Os belos efeitos de luz que trazem ao interior da igreja chamam a atenção dos visitantes. Esse é um local de grande beleza arquitetônica e muito visitado por turistas!

Catedral da Natividade

Preparado para fazer turismo em Gramado? Quer ficar por dentro de outras dicas de viagens, promoções e muito mais? Assine nossa newsletter gratuitamente e acompanhe todas as novidades!

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress