6 curiosidades sobre a tradição de Natal ao redor do mundo

Curiosidades sobre a tradição de Natal ao redor do mundo

Cada cultura possui suas próprias datas comemorativas, mas o Natal é uma festa celebrada praticamente no mundo todo.

Embora alguns costumes sejam clássicos e possam ser vistos em qualquer lugar, porém, existem países com tradições bem peculiares! Ficou curioso? Confira algumas informações bem inusitadas que encontramos sobre festividades natalinas!

Tradição cristã no Brasil

A tradição de Natal no Brasil é uma das mais importantes do calendário cristão. O final de ano é marcado por muitas festas: as casas são decoradas com luzes, presépios representando o nascimento do Menino Jesus são montados e, é claro, há a tradicional árvore de Natal.

O Papai Noel é considerado uma figura bondosa e carismática. Diversos shoppings e centros comerciais reservam um ambiente para o personagem, onde as crianças podem levar suas cartinhas e fazerem seus pedidos.

A ceia geralmente é marcada por muita fartura, celebrada na noite do dia 24, quando acontecem as trocas de presentes entre familiares e a popular brincadeira do amigo secreto.

Comemorações em família na Alemanha

Na Alemanha, a época do Natal é marcada por muitas comemorações em família. No dia 24, há a distribuição de presentes; no dia 25, acontece um almoço com pratos típicos, vinho quente e os tradicionais biscoitos natalinos; e no dia 26, também é possível aproveitar o tempo com os familiares, pois ainda é feriado.

No país, o responsável por presentear as crianças é São Nicolau (ou Nikolaus), que viaja de burro e visita as casas no meio da noite levando moedas, chocolates e brinquedos para os bons meninos. Há ainda uma figura bizarra conhecida como Knecht Ruprecht, com roupas escuras e uma vara ou chicote para punir as crianças que não tiveram bom comportamento durante o ano.

Dia de reconciliação na França

Na França, há um costume curioso, mas muito bonito: o dia 25 de dezembro é conhecido como o dia da reconciliação de Natal. Nessa data, as pessoas vão até a casa de algum inimigo ou desafeto, levando de presente uma garrafa de vinho para que possam fazer as pazes. Casas enfeitadas com presépios e uma farta ceia completam a comemoração.

A bruxa na Itália

No Natal italiano, há outra figura de destaque além do Papai Noel: a bruxa Befana. A lenda conta que, quando os reis magos foram visitar o menino Jesus, encontraram-se com uma idosa que negou ajuda a eles; porém ela se arrependeu e desde então passou a levar doces e presentes para as crianças na noite do dia 6 de janeiro. Mas isso somente para aquelas que se comportaram bem durante o ano! Para as outras, ela deixa apenas um pedaço de carvão.

Além desse costume, as festas de Natal são marcadas por presépios montados nas igrejas e ceias com massas e peixes.

Homenagem aos mortos na Finlândia

As tradições finlandesas diferem bastante das dos outros países europeus. O principal costume na época de Natal é visitar os entes queridos já falecidos nos cemitérios, para prestar homenagens.

Entre as crianças, a tradição é cortar pinheiros e levá-los para casa com o auxílio de trenós para que sejam enfeitados.

Festa na praia na Austrália

O verão australiano é bastante quente, e por isso as comemorações natalinas não costumam acontecer em ambientes fechados. Embora na ceia tradicional também se coma carne de porco e peru, a tradição é se reunir com a família e os amigos para um piquenique na praia, onde a principal refeição é composta de frutos do mar.

Em algumas praias, há inclusive a chegada do Papai Noel em um barco ou prancha de surf. Os presentes são abertos somente na manhã do dia 25.

Como você viu, independentemente dos costumes e da tradição de Natal de cada país, o clima de festa predomina nesta época no mundo inteiro! Se você gostou de conhecer essas curiosidades, não deixe de compartilhar este post com os amigos curiosos nas redes sociais!

Banner 6 curiosidades sobre a tradição natalina no mundo

Kukos

Kukos

Deixe um comentário

plugins premium WordPress